A alternativa para o progresso: o nacionalismo-desenvolvimentista, seus intelectuais e o planejamento educacional nos anos 1960 no Brasil
Resumo
As origens do desenvolvimentismo como projeto político e suas influências no pensamento social e educacional brasileiro aglutinaram na década de 1960 um grupo de intelectuais comprometidos com esse ideário articulados por instituições e pelo Estado. Num cenário de crise política e social, Celso Furtado, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Paulo Freire atuaram como aqueles que pensaram o Brasil com base em uma convergência de ideias que os aproximava do nacionalismo-desenvolvimentista. A análise das fontes documentais identifica nas narrativas os sinais do ideário de um projeto nacional de desenvolvimento, destacando a natureza do Plano Nacional de Educação, de 1962, e o Plano Trienal de Educação, de 1963.
Downloads
Referências
FONSECA, Pedro Cezar Dutra. Nem ortodoxia nem populismo: O Segundo Governo Vargas e a economia brasileira. Dossiê 1946–1964: A experiência democrática no Brasil. Revista Tempo, Niterói, v. 14, nº 28, jun. 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-77042010000100002. Acesso em: fev. 2018.
GOMES, Angela de Castro. O populismo e as ciências sociais no Brasil: notas sobre a trajetória de um conceito. In: FERREIRA, Jorge (Org.). O populismo e sua história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
NEVES, Lucília de Almeida. Trabalhismo, nacionalismo e desenvolvimentismo: um projeto para o Brasil (1945-1964). In: FERREIRA, Jorge (Org.). O populismo e sua história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
SANTOS, Lincoln de Araújo. As cartas do desterro: conversas entre Darcy Ribeiro e Celso Furtado sobre a América Latina – universidade e o projeto brasileiro interrompido (1969-1970). Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política, Campos dos Goytacazes, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, ano 3, nº 5, p. 161-183, jul./dez. 2014.
______. O caminho da razão e da esperança: o pensamento social de Celso Furtado – desenvolvimento, planejamento e educação no Brasil. Educação em Revista, Marília, v. 18, nº 1, p. 73-92, jan./jun., 2017.
______. No encalço do desenvolvimento: as reações da imprensa carioca ao pensamento social de Celso Furtado (1961-1962). Passagens, Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, Rio de Janeiro: v. 10, nº 1, p. 43-69, jan./abr. 2018.
TEIXEIRA, Anísio. Educação e nacionalismo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 80, p.205-208, out./dez. 1960.
______. Plano Nacional de Educação. Referente aos fundos nacionais de ensino primário, médio e superior. Documenta, Rio de Janeiro, nº 8, p. 24-31, out. 1962. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/plano1.html. Acesso em: 21 mar. 2018.
Copyright (c) 2019 Lincoln de Araújo Santos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





