A alternativa para o progresso: o nacionalismo-desenvolvimentista, seus intelectuais e o planejamento educacional nos anos 1960 no Brasil

  • Lincoln de Araújo Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF

Résumé

As origens do desenvolvimentismo como projeto político e suas influências no pensamento social e educacional brasileiro aglutinaram na década de 1960 um grupo de intelectuais comprometidos com esse ideário articulados por instituições e pelo Estado. Num cenário de crise política e social, Celso Furtado, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Paulo Freire atuaram como aqueles que pensaram o Brasil com base em uma convergência de ideias que os aproximava do nacionalismo-desenvolvimentista. A análise das fontes documentais identifica nas narrativas os sinais do ideário de um projeto nacional de desenvolvimento, destacando a natureza do Plano Nacional de Educação, de 1962, e o Plano Trienal de Educação, de 1963. 

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Biographie de l'auteur

Lincoln de Araújo Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF
Professor adjunto e coordenador do Departamento de Gestão dos Sistemas Educacionais da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF/UERJ. Pós-doutorando do Programa de História Social da Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve o projeto O Pensamento Social de Celso Furtado: Desenvolvimento, Planejamento e Educação no Brasil (1950-1960).

Références

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Publiée
2019-04-18
Comment citer
Santos, L. de A. (2019). A alternativa para o progresso: o nacionalismo-desenvolvimentista, seus intelectuais e o planejamento educacional nos anos 1960 no Brasil. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e057. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44301