Vinte anos da Sociedade Brasileira de História da Educação: com os olhos no futuro

  • Marisa Bittar Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação.
Palavras-chave: História da Educação, Educação, História

Resumo

Este texto tem como objetivo a reflexão sobre os vinte anos da SBHE entrelaçando a sua criação (1999) com os caminhos percorridos pelas gerações que nos antecederam para a formação do campo da História da Educação no Brasil. Para escrevê-lo, fiz uso de fontes escritas e também de minha própria experiência. Inicialmente mostro as suas origens na Educação e discuto a sua relação com esse campo e com o da História. Em seguida, destaco questões teóricas relativas à sua produção e concluo que esse campo atravessou o século XX em linha ascendente culminando com a criação da SBHE em 1999. Como desafios, indico o contexto diverso no qual o campo deverá continuar atuando, tendo em vista a demanda por internacionalização e as apreensões quanto à redução da História da Educação no currículo de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Bittar, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação.
Atualmente atua no Departamento de Educação e na Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar), âmbito no qual exerceu o cargo de Coordenadora entre 1 de junho de 2007 e 30 de junho de 2010 e no qual já orientou dezesseis dissertações e treze teses. Além do ensino e da pesquisa em História da Educação, trabalha com temas sobre política educacional, epistemologia e pesquisa em educação. Em 2004, fundou o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR, Núcleo da UFSCar, do qual é Coordenadora. Participa do Grupo de Pesquisa Educação, História e Cultura no Brasil (DEHSCUBRA). Recebeu o Prêmio CAPES 2008 pela melhor tese orientada na área da Educação. É pesquisadora bolsista do CNPq desde 2008.

Referências

Aldrich, R. (2203) The three duties of the historian of education. History of Education. London, V.2. p. 133-143.

Bauman, Z. (2001) Modernidade Líquida. Editora. Zahar, Rio de Janeiro.

Bourdieu, P. (1993) O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática. (Grandes cientistas sociais, 39).

Braudel, F. (1983) O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editores, 2 vs.

Buffa, E. (2016) Os 30 anos do GT de História da Educação da ANPEd: sua contribuição para a constituição do campo. Revista Brasileira de História da Educação, v. 16, p. 393-419.

Elias, N. (1994) A sociedade dos indivíduos. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar.

Hobsbawn, E. (1990) Era dos Extremos: o breve século XX, 1914–1991. Companhia das Letras: São Paulo.

Lowe, R. (2002) Do we still need the History of Education? Is it central or peripheral? History of Education, v. 31, n. 6, p. 491-504.

Manacorda, M. A. (1989) História da educação: da antigüidade aos nossos dias. Tradução: Gaetano Lo Monaco. São Paulo: Cortez & Autores Associados.

Praso JR., C. (1976) História quantitativa e método da historiografia. Debate e crítica. Revista quadrimestral de Ciências Sociais. N. 6, julho, p. 1-19.

Simon. B. (1998) A Life in Education. London: Lawrence & Wishart.

Sola, P. (1993). The raise of History of Education. In: SALÍMOVA, O. Why should we teach History of Education? SIM, 2/4/42. Brian Simon. Archive, London.

Macedo, E.; Sousa, C. P. de. (2010) Pesquisa educacional no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 15, n. 43, Jan./Abr.

Publicado
2019-06-16
Como Citar
Bittar, M. (2019). Vinte anos da Sociedade Brasileira de História da Educação: com os olhos no futuro. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e071. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47242
Seção
Dossiê - A escrita da história da educação no Brasil: experiências e perspectivas