Vinte anos da Sociedade Brasileira de História da Educação: com os olhos no futuro

  • Marisa Bittar Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação.

Résumé

Este texto tem como objetivo a reflexão sobre os vinte anos da SBHE entrelaçando a sua criação (1999) com os caminhos percorridos pelas gerações que nos antecederam para a formação do campo da História da Educação no Brasil. Para escrevê-lo, fiz uso de fontes escritas e também de minha própria experiência. Inicialmente mostro as suas origens na Educação e discuto a sua relação com esse campo e com o da História. Em seguida, destaco questões teóricas relativas à sua produção e concluo que esse campo atravessou o século XX em linha ascendente culminando com a criação da SBHE em 1999. Como desafios, indico o contexto diverso no qual o campo deverá continuar atuando, tendo em vista a demanda por internacionalização e as apreensões quanto à redução da História da Educação no currículo de formação de professores.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Marisa Bittar, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação.
Atualmente atua no Departamento de Educação e na Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar), âmbito no qual exerceu o cargo de Coordenadora entre 1 de junho de 2007 e 30 de junho de 2010 e no qual já orientou dezesseis dissertações e treze teses. Além do ensino e da pesquisa em História da Educação, trabalha com temas sobre política educacional, epistemologia e pesquisa em educação. Em 2004, fundou o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR, Núcleo da UFSCar, do qual é Coordenadora. Participa do Grupo de Pesquisa Educação, História e Cultura no Brasil (DEHSCUBRA). Recebeu o Prêmio CAPES 2008 pela melhor tese orientada na área da Educação. É pesquisadora bolsista do CNPq desde 2008.

Références

Aldrich, R. (2203) The three duties of the historian of education. History of Education. London, V.2. p. 133-143.

Bauman, Z. (2001) Modernidade Líquida. Editora. Zahar, Rio de Janeiro.

Bourdieu, P. (1993) O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática. (Grandes cientistas sociais, 39).

Braudel, F. (1983) O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editores, 2 vs.

Buffa, E. (2016) Os 30 anos do GT de História da Educação da ANPEd: sua contribuição para a constituição do campo. Revista Brasileira de História da Educação, v. 16, p. 393-419.

Elias, N. (1994) A sociedade dos indivíduos. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar.

Hobsbawn, E. (1990) Era dos Extremos: o breve século XX, 1914–1991. Companhia das Letras: São Paulo.

Lowe, R. (2002) Do we still need the History of Education? Is it central or peripheral? History of Education, v. 31, n. 6, p. 491-504.

Manacorda, M. A. (1989) História da educação: da antigüidade aos nossos dias. Tradução: Gaetano Lo Monaco. São Paulo: Cortez & Autores Associados.

Praso JR., C. (1976) História quantitativa e método da historiografia. Debate e crítica. Revista quadrimestral de Ciências Sociais. N. 6, julho, p. 1-19.

Simon. B. (1998) A Life in Education. London: Lawrence & Wishart.

Sola, P. (1993). The raise of History of Education. In: SALÍMOVA, O. Why should we teach History of Education? SIM, 2/4/42. Brian Simon. Archive, London.

Macedo, E.; Sousa, C. P. de. (2010) Pesquisa educacional no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 15, n. 43, Jan./Abr.

Publiée
2019-06-16
Comment citer
Bittar, M. (2019). Vinte anos da Sociedade Brasileira de História da Educação: com os olhos no futuro. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e071. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47242
Rubrique
Dossiê - A escrita da história da educação no Brasil: experiências e perspectivas