Trajetórias formativas (auto)biográficas de educadores(as) negros(as) nas teses e dissertações brasileiras (2003-2021)

Palavras-chave: história da educação, biografia de educadores, educação dos negros, história de vida

Resumo

Objetivou-se compreender as trajetórias formativas de educadores(as) negros(as) a partir dos estudos (auto)biográficos veiculados pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2003 a 2021. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, ancorada no estado da arte, que considerou sete teses e 12 dissertações para análise temática do conteúdo. Emergiram três categorias: persistência da injúria racial e do racismo no âmbito escolar; trajetórias para se construir docente; e ressignificação da práxis docente. As trajetórias formativas são marcadas por enfrentamentos devido ao racismo expresso ou naturalizado e devido às diversas carências materiais desde a infância, todavia há ressignificação da práxis educativa para superar a opressão e promover a igualdade racial.

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Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (Pemo). Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPq.

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor Titular e Professor Permanente dos seguintes Programas de Pós-Graduação: PPGE e PPGS, ambos da Universidade Federal da Paraíba. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPQ PQ1-D.

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paríba (UFPB). Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes (UFPB), Licenciatura e Graduação em Enfermagem (UFPB), Graduação em Direito (UNIPE), Especializações em Enfermagem Pediátrica (UFPE), Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente (UFSC), Especialização em Enfermagem Obstétrica (UFMG). Enfermeira da Universidade Federal da Paraíba e enfermeira do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho.

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Publicado
2022-07-01
Como Citar
Fialho, L. M. F., Machado, C. J. dos S., & Neves, V. N. S. (2022). Trajetórias formativas (auto)biográficas de educadores(as) negros(as) nas teses e dissertações brasileiras (2003-2021). Revista Brasileira De História Da Educação, 22(1), e220. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e220