As alunas negras da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo (1889-1910)

Palavras-chave: História da Educação, populações negras, História da Mulheres, Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo

Resumo

O presente texto é parte de uma investigação acerca do processo de escolarização de meninas pretas e pardas na Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, em Petrópolis, entre os anos de 1889 e 1910, instituição que tinha como objetivo amparar e instruir meninas órfãs. Foram investigadas onze alunas identificadas como pretas ou pardas na documentação da escola, constituída por livro de matrícula, registros paroquiais e os boletins de notas. Buscou-se investigar se havia alguma diferenciação nas práticas educativas oferecidas a elas e a trajetória percorrida do ingresso até a saída da escola. Para compreender o sentido da categoria cor, a pesquisa dialogou com Mattos (2013) e Muller (2008a, 2008b)

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Biografia do Autor

Daniel Ferraz Chiozzini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-Doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EHPS/PUC-SP), onde atua como Professor Doutor. Investiga principalmente nos seguintes temas: História e Memória da Educação Brasileira, Educação e Ditadura Militar, Escolas Experimentais e Ginásios Vocacionais. Integra a Linha de Pesquisa Educação Brasileira: produção, circulação e apropriação cultural e o Grupo de Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no Brasil.

Luciana Silva Leal, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Professora de História na Prefeitura Municipal de São Paulo, licenciada em História pela Universidade Nove de Julho, mestra em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo. Investiga principalmente os seguintes temas: História e cultura da população negra e afro-brasileira, História da Educação e História da escolarização da população negra e afro-brasileira.

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Publicado
2022-07-01
Como Citar
Chiozzini, D. F., & Leal, L. S. (2022). As alunas negras da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo (1889-1910). Revista Brasileira De História Da Educação, 22(1), e213. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e213