Abdias Nascimento

a trajetória de um intelectual negro engajado na disseminação de saberes emancipatórios entre as décadas de 1920 e 1940

Palavras-chave: Abdias Nascimento, intelectuais, movimento negro, Teatro Experimental do Negro

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória de Abdias Nascimento entre as décadas de 1920 e 1940, a fim de compreender o seu processo de formação como intelectual engajado nas causas das populações negras. Consideramos nesta análise os projetos formativos organizados por ele que visam à disseminação de saberes emancipatórios, com ênfase na experiência do ‘Teatro Experimental do Negro’. Nascimento é interpretado como um intelectual negro que representou parte da história dos negros no combate à discriminação racial no Brasil. Em termos teóricos, operaremos com os conceitos de espaço de experiência e horizonte de expectativas de Koselleck (2006), bem como com o conceito de intelectual proposto por Vieira (2011). O corpus documental desta pesquisa foi composto de livros de memórias e de matérias e fotografias publicadas na imprensa.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Vieira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Professor Titular de História da Educação na UFPR, atuando no PPGE, Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação. Pesquisador Produtividade do CNPq (1C). Doutor em História e Filosofia da Educação (PUC-SP-1998). Atuou como Professor Visitante na Universidad Nacional de Quilmes (Arg.-2022); Stanford University (USA-2015); University of London, Institute of Education (UK - 2009); University of Cambridge, Faculty of History (UK - 2008). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE (2015-2019). Coordenador do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE).

Fabiola Maciel Corrêa, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2022). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2019). Especialização em Educação, Tecnologia e Sociedade, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2007). Graduação em Letras Português – inglês, pelo Centro Universitário Campos de Andrade (2001). Servidora da Prefeitura Municipal de Curitiba - PR, atuando como Professora de Língua Portuguesa. Consultora Educacional na Diretoria Executiva de Educação Básica de Rede Marista. Membro do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE)

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Publicado
2022-07-01
Como Citar
Vieira, C. E., & Corrêa, F. M. (2022). Abdias Nascimento. Revista Brasileira De História Da Educação, 22(1), e215. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e215