Histórias e narrativas de professores de uma escola rural no contexto da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985)

Palavras-chave: meio rural, fontes orais, mecanismos ditatoriais

Resumo

Este artigo, que tem como tema a educação no meio rural, objetiva analisar narrativas de professores rurais que atuaram na Escola Frei Anselmo, situada na comunidade de Linha Floresta, no interior de Selbach, um município do norte do Rio Grande do Sul, durante a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985). Neste texto, evidenciam-se os debates do uso das narrativas como concepção investigativa para o estudo da História da Educação, tendo como referência as fontes orais. As análises indicam uma relação de respeito entre os docentes e a comunidade escolar nesse período. Em contrapartida, os mecanismos ditatoriais estavam presentes nas escolas rurais, de modo que os alunos não tinham liberdade para se expressar e os professores não tinham autonomia para fazer abordagens de cunho social, político, econômico e educacional em sala de aula.

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Biografia do Autor

Darciel Pasinato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil

Pesquisador e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui pós-doutorado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (UNISINOS). Vice coordenador do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional/Escolar (PPGEe/UNISINOS). Tem experiência na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Políticas Educacionais, Gestão Educacional e Escolar, Educação do Campo, Memória, História Oral e Ensino de História.

Jorge Luiz da Cunha, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Pesquisador e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, no Programa de Pós-Graduação em História e no mestrado profissional em Ensino de História – ProfHistória da Universidade Federal de Santa Maria. Possui pós-doutorado em História (UNISINOS) e doutorado em História Medieval, Moderna e Contemporânea (U.H./Alemanha). Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação (Povo de Clio/UFSM). No campo da pesquisa dedica-se a temas relacionados com a História da Educação, Ensino da História/Educação Histórica, História das Migrações, História Oral e Narrativas (Auto) Biográficas.

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil

Pesquisadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui pós-doutorado em Educação (U.Porto/Portugal) e doutorado em Educação (UNISINOS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional/Escolar (PPGEe/UNISINOS). Tem experiência acadêmica e produção nas áreas de Educação, Administração e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Formação Profissional, Gestão de Pessoas, Trajetórias Profissionais, Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Políticas de Currículo, Gestão Educacional e Escolar, Avaliação Educacional, Evasão Escolar e Indicadores de Qualidade.

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Publicado
2023-11-07
Como Citar
Pasinato, D., Cunha, J. L. da, & Fritsch, R. (2023). Histórias e narrativas de professores de uma escola rural no contexto da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985). Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e308. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e308

Funding data