Antigos livros didáticos de ciências sociais para a escola elementar

a coleção de Ariosto Espinheira

Palavras-chave: livro didático, ciências sociais, livro didático de ciências sociais, programa curricular

Resumo

O texto intenciona contribuir para os estudos da história dos livros didáticos, realizando a análise de uma coleção elaborada a partir de um programa curricular de Ciências Sociais, implantada no Rio de Janeiro na década de 1930, em uma conjuntura de debates para reformulação dos princípios da educação nacional. A coleção era de autoria de Ariosto Espinheira, baseada no Programa de ciências sociais de 1934, proposto pelo Departamento de Educação do Distrito Federal, dirigido por Anísio Teixeira, e publicado pelo Instituto de Pesquisas Educacionais, sob direção de Carlos Delgado de Carvalho. Ao seguir as orientações do programa oficial, decorrente dos intensos debates pedagógicos que incluíam as contribuições de autores norte-americanos, como as de John Dewey, a análise da coleção possibilita avaliar como ocorreu a aproximação das ideias educacionais defendidas naquele contexto, apresentando textos e atividades que instigavam professores e estudantes a transformarem suas práticas didáticas e a se aproximarem da realidade de sua comunidade. Ao mesmo tempo, o texto procura dar atenção às características dessa coleção didática e às especificidades históricas de sua produção editorial.

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Biografia do Autor

Antonia Terra Calazans, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Graduação, licenciatura e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997). Experiência como professora do Departamento de História da PUC-SP e atualmente professora Livre Docente do Departamento de História da FFLCH - USP. Experiência na área de Ensino de História, atuando principalmente na formação de professores, livros didáticos, educação de jovens e adultos, memória, currículo de história e Lei 11.645/08 de obrigatoriedade de estudos de história afro-brasileira e indígena.

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Publicado
2024-06-24
Como Citar
Calazans, A. T. (2024). Antigos livros didáticos de ciências sociais para a escola elementar. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e335. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e335

Funding data