“Um grande operario da civilisação futura dos povos da Amazonia”

José Veríssimo (1857-1916) e o Collegio Americano (1881-1890)

Palavras-chave: Educação Moderna, Política Científica, Geração 1870

Resumo

Este artigo analisa a experiência educacional de José Veríssimo no Collegio Americano, entre 1881 e 1890. Procura-se compreender as inovações pedagógicas realizadas por Veríssimo no interior do debate político entre a tradição imperial e a política científica. Em nome da educação moderna, tais inovações provocaram intensos debates sobre a sua legitimidade diante da opinião pública paraense. A partir de uma pesquisa documental e bibliográfica, considero que a experiência educacional de Veríssimo assumiu desdobramentos políticos em função dos seus pressupostos reformistas da Geração 1870. Constata-se que o Collegio Americano representou um espaço de organização da cultura ao defender uma educação moderna, laica, científica na sociedade civil paraense oitocentista.

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Biografia do Autor

Felipe Tavares de Moraes, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduado (Licenciatura/Bacharelado) em História na Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE/USP). Tem experiência na área de História e de Educação, com ênfase em História da Educação na Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura, Sociedade e Educação no Pará Imperial e Republicano, História Social dos Intelectuais (Produção, Sociabilidade, Circulação e Apropriação), Ensino de História.

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Publicado
2024-02-09
Como Citar
Moraes, F. T. de. (2024). “Um grande operario da civilisação futura dos povos da Amazonia”. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e317. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e317

Funding data