Política e educação

formação e ação política de mulheres durante a ditadura civil-militar brasileira

Palavras-chave: história da educação, regime civil-militar, Pernambuco

Resumo

Entender a relação entre a ação política e a formação de mulheres, forjada em um regime político autoritário, foi o intento da pesquisa que teve como objeto de estudo experiências de mulheres militantes políticas de esquerda que foram presas em Pernambuco durante o regime civil-militar (1964-1985), sob a alegação de subversão. Para tal estudo, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental. As análises indicam que, além dos processos de escolarização, as experiências político-partidárias, o pertencimento a certos estratos sociais, as experiências religiosas e de sociabilidades e, sobretudo, a participação em movimentos sociais foram essenciais para a formação de uma consciência afetiva e moral que reverberou significativamente no combate ao regime autoritário instalado no país.

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Biografia do Autor

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação (UFRN). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Básica do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades- GEPIFHRI. 

Luciano Mendes de Faria Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação (USP) e Professor do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) da Faculdade de Educação da UFMG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares em Formação Humana, Representações e Identidades – GEPIFHRI.

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Publicado
2025-05-01
Como Citar
Barreto, R. A. D. N., & Mendes de Faria Filho, L. (2025). Política e educação. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e369. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e369