Os desenhos infantis como fontes históricas: perspectivas heurísticas e questões metodológicas

  • Juri Meda University of Macerata - Italy
Palavras-chave: história da infância, história da educação, desenho, expressão gráfica, imaginário, infância, guerra

Resumo

Os desenhos infantis constituem uma das categorias de fontes
mais escassamente levadas em consideração pelos
historiadores. Embora alguns pesquisadores tenham começado
a examinar suas possíveis aplicações historiográficas, de fato,
ainda há poucos estudos que os adotem como fontes. Este
artigo tem por objetivo explicar as razões para tal tendência
historiográfica, destacando as suas raízes culturais e materiais,
além de analisar as complexas e numerosas questões
metodológicas relacionadas com o uso desse tipo de fontes.
Sem pretender ser exaustivo, e sem nenhuma intenção
reguladora, propõe-se a oferecer alguns elementos básicos,
teóricos e práticos, para o uso correto de desenhos infantis
como fontes históricas

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Biografia do Autor

Juri Meda, University of Macerata - Italy
Professor de História da escola e instituições educacionais do Departamento de Ciências da Educação, Patrimônio Cultural e Turismo da Universidade de Macerata.
Publicado
2014-07-30
Como Citar
Meda, J. (2014). Os desenhos infantis como fontes históricas: perspectivas heurísticas e questões metodológicas. Revista Brasileira De História Da Educação, 14(3[36]), 139-165. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38897