Written crossing time: class daily to notebooks of Teacher Maria Franca Pires (Juazeiro, 1957-1985)

  • Iracema Campos Cusati Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.
  • Mário Ribeiro dos Santos Universidade de Pernambuco, campus Petrolina
  • Virgínia Pereira da Silva de Ávila Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.
Keywords: Maria Franca Pires, history of education, cultural history, notebooks, diaries class

Abstract

In this article, we analyze aspects of educational memory, cultural and social development of the municipality of Juazeiro-BA, taking as a source of research two notebooks and a class journal produced by Professor Franca Pires and students, in the period that includes the 1950s and 1980. These documents allow you to build interpretations about education in different historical moments and seize them a number of situations, facts and unique experiences of everyday school life. The study raises theoretical and methodological discussions transiting in the areas of education history and cultural history, putting in evidence the multiplicity of themes and possibilities of research and knowledge production in the framework of personal files.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.
Possui Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutorado na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2013). Atualmente é professora do Colegiado de Matematica da Universidade de Pernambuco - UPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Ensino-aprendizagem de Matemática, Didática da Matemática, Avaliação Educacional, Formação de Professores para a diversidade cultural e Educação a Distância.
Mário Ribeiro dos Santos, Universidade de Pernambuco, campus Petrolina

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006), Especialização em Ensino de História das Artes e das Religiões - UFRPE (2008), Mestrado em História Social da Cultura Regional - UFRPE (2010) e Doutorado em História pela UFPE (2015). Atualmente é professor adjunto do Curso de Licenciatura em História e da pós-graduação em Ensino de História, ambos na Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina.

Tem experiência na área de patrimônio cultural, atuando principalmente com os seguintes temas: festas, história e cultura afro-brasileira e museus.

Virgínia Pereira da Silva de Ávila, Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.

É graduada em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA, 1997), mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2008) e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2013). Professora e pesquisadora do colegiado de Pedagogia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história do ensino primário rural, cultura escolar, instituições educativas, formação e profissionalização docente, arquivos escolares. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Edcuação no Sertão do São Francisco(GEPHESF).

Published
2017-12-02
How to Cite
Cusati, I. C., Santos, M. R. dos, & Ávila, V. P. da S. de. (2017). Written crossing time: class daily to notebooks of Teacher Maria Franca Pires (Juazeiro, 1957-1985). Revista Brasileira De História Da Educação, 17(4[47]), 256 - 289. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40696
Section
Original research