Escritas que cruzam o tempo: dos diários de classe aos cadernos de anotações da Professora Maria Franca Pires (Juazeiro, 1957-1985)

  • Iracema Campos Cusati Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.
  • Mário Ribeiro dos Santos Universidade de Pernambuco, campus Petrolina
  • Virgínia Pereira da Silva de Ávila Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.

Résumé

Neste artigo, analisam-se aspectos das memórias educativa, cultural e social do município de Juazeiro-BA, tomando como fontes de pesquisa dois cadernos e um diário de classe produzidos pela professora Franca Pires e alunos no período entre as décadas de 1950 e 1980. Com base em tais documentos,podem-se construir interpretações acerca da educação em diferentes momentos históricos, bem como apreender um conjunto de situações, fatos e experiências singulares do cotidiano escolar. O estudo suscita discussões teórico-metodológicas que transitam nas áreas de história da educação e história cultural e põe em evidência a multiplicidade de temas e de possibilidades de pesquisa e produção de conhecimento no âmbito dos arquivos pessoais.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.
Possui Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutorado na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2013). Atualmente é professora do Colegiado de Matematica da Universidade de Pernambuco - UPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Ensino-aprendizagem de Matemática, Didática da Matemática, Avaliação Educacional, Formação de Professores para a diversidade cultural e Educação a Distância.
Mário Ribeiro dos Santos, Universidade de Pernambuco, campus Petrolina

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006), Especialização em Ensino de História das Artes e das Religiões - UFRPE (2008), Mestrado em História Social da Cultura Regional - UFRPE (2010) e Doutorado em História pela UFPE (2015). Atualmente é professor adjunto do Curso de Licenciatura em História e da pós-graduação em Ensino de História, ambos na Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina.

Tem experiência na área de patrimônio cultural, atuando principalmente com os seguintes temas: festas, história e cultura afro-brasileira e museus.

Virgínia Pereira da Silva de Ávila, Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.

É graduada em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA, 1997), mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2008) e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2013). Professora e pesquisadora do colegiado de Pedagogia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história do ensino primário rural, cultura escolar, instituições educativas, formação e profissionalização docente, arquivos escolares. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Edcuação no Sertão do São Francisco(GEPHESF).

Publiée
2017-12-02
Comment citer
Cusati, I. C., Santos, M. R. dos, & Ávila, V. P. da S. de. (2017). Escritas que cruzam o tempo: dos diários de classe aos cadernos de anotações da Professora Maria Franca Pires (Juazeiro, 1957-1985). Revista Brasileira De História Da Educação, 17(4[47]), 256 - 289. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40696