Os professores do Colégio Pedro II: categorias, trajetórias e aspectos identitários (1925-1945)

  • Jefferson da Costa Soares

Résumé

O artigo apresenta resultados de um estudo realizado no âmbito de um projeto de doutoramento que pretendeu conhecer e compreender aspectos da construção da identidade profissional dos professores do Colégio Pedro II, entre 1925 e 1945, período marcado pelas Reformas Rocha Vaz, Francisco Campos e Gustavo Capanema. Esses aspectos, identificados a partir de pesquisa documental, foram analisados com base nos conceitos de ‘Identidade para si’ e ‘Identidade para o outro’, formulados por Dubar (1997), articulados ao de ‘Programa Institucional’, de Dubet (2002). Identificamos aspectos marcantes da construção de suas trajetórias e argumentamos que os professores do colégio fecharam-se em si mesmos, na tentativa de incorporar privilégios que não se estenderam às demais instituições de ensino
secundário.

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Publiée
2015-09-01
Comment citer
Soares, J. da C. (2015). Os professores do Colégio Pedro II: categorias, trajetórias e aspectos identitários (1925-1945). Revista Brasileira De História Da Educação, 15(3[39]), 293 - 320. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40792