The National Council of Education: 1931 to 1936

Keywords: history of brazilian education, sources, minutes, documents

Abstract

This article is a product of the postdoctoral research stage that located and cataloged 297 minutes of the National Education Council (CNE) at its first phase of action, between 1931 and 1936. Although known mainly through legislation, the CNE had not yet been studied from the inside, that is, its functioning and its peculiarities were hitherto unknown. The purpose of this article is, therefore, to present the operation of the CNE - also known as the Court of Education - how it was governed and the importance of its meetings recorded in its minutes for the history of Brazilian education. The proposal is to be a reference to understand the CNE. For this article, federal legislation was used, the CNE minutes and a Doctoral Thesis that is the first research based exclusively on this documentary collection, bringing a proposal also of theoretical emancipation from the traditional citation. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Willian Douglas Guilherme, Universidade Federal do Tocantins
Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Arraias-TO. Curso de Pedagogia. Graduado em História (2007) (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduado em Pedagogia (2013) (Licenciatura) pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFU (FACED/UFU), na linha de História e Historiografia da Educação (CAPES 5). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Marília, Linha de Pesquisa em Filosofia e História da Educação no Brasil. Pós-Doutor em Educação pela UFU (2018). Desenvolve pesquisa na busca, identificação e catalogação de fontes primárias para a História da Educação como jornais, periódicos, atas, imprensa, leis, relatos, levantamento de acervos públicos e particulares, entre outros. Tendo como foco a História Local e a História das Instituições Escolares.
Sônia Maria dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

É graduada em Educação Artística (1983) e Pedagogia (1987) na Universidade Federal de Uberlândia. Fez Mestrado em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (1995) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Fez pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Professora de EJA - Educação de Jovens e Adultos, no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. É docente permanente do curso de Mestrado e Doutorado da FACED\UFU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores das áreas de Alfabetização de crianças e EJA. Pesquisa e estuda principalmente os seguintes temas: História e Memória da Alfabetização, EJA, Grupos Escolares, Formação de Alfabetizadoras Brasileiras. Coordena o COMFOR/REDE/UFU de formação de professores na região do Triângulo Mineiro. Coordenou o Pacto do Ensino Médio nos polos da UFU e UNIMONTES. Coordena cursos de pós-graduação, com ênfase na Diversidade e EJA, Na Juventude e EJA e no Ensino médio e EJA. Há dez anos coordena o grupo de pesquisa do CNPQ "História, cultura e memória de professoras alfabetizadoras". Coordenou a coletânea EJA na Diversidade, 2010, 2013, 2015 e o livro História Alfabetização e suas Fontes, 2018, ambos da EDUFU. Coordenou o TRIEJA - Fórum de EJA do Triângulo Mineiro. Coordenou o Fórum Mineiro de EJA. É Conselheira da EDUFU. É Conselheira do CONSEX. É professora Titular da Faculdade de Educação.

 

References

ARAUJO FILHO, Valdemar F. de. Presidentes fortes e presidência fraca: a expansão do Poder Executivo e a organização da Presidência da República (1930-1989). Curitiba: Editora Appris, 2016

Atas do Conselho Nacional de Educação. 1931 a 1936.

GUILHERME, Willian Douglas. A Escola de Pharmacia e Odontologia de Uberaba: Francisco Mineiro de Lacerda e o Ensino Superior no Triângulo mineiro - 1926 a 1936. Tese (Doutorado). Universidade Estadual Paulista. Marília-SP. 2016.

GUILHERME, Willian Douglas. Biblioteca do Curso de Direito da UFMG, Belo Horizonte, MG, 2017a. Foto do pesquisador.

GUILHERME, Willian Douglas. Biblioteca do Ministério da Fazenda, Belo Horizonte, MG, 2017. Arquivo do pesquisador.

GUILHERME, Willian Douglas. Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Belo Horizonte, MG, 2017b. Arquivo do pesquisador.

Published
2019-04-18
How to Cite
Guilherme, W. D., & Santos, S. M. dos. (2019). The National Council of Education: 1931 to 1936. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e053. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44072
Section
Original research