The centrality of didactics in the founding project of Revista Sociologia
Abstract
Founded in 1939, the journal Sociologia established itself as a vehicle for the dissemination of theories and research in the social sciences, having been the first and, for a long time, the longest-lasting journal in the area in Brazil. A silenced aspect in the history of sociological thought and little explored, contemporaneously, in studies on the teaching of sociology, the concern with the didactics of the social sciences was at the heart of the journal's founding project. What was the influence of its creators in shaping the journal’s original project? What were the characteristics of the didactic proposal? What is the profile of the first collaborators? These are questions addressed in this work that compiled the texts published between 1939 and 1950 to, using content analysis, characterize the didactic phase of the magazine.
Downloads
Metrics
References
Alves, E. M., & Costa, P. R. (2006). Aspectos históricos da cadeira de Sociologia nos secundários (1892-1925). Revista Brasileira de História da Educação, 6(2), 31-52. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38626
Bardin, L. (2022). Análise de conteúdo. Lisboa, PT: Edições 70.
Barreto, A. R. (1940). Esboço histórico da Sociologia. Sociologia, 2(1).
Barreto, A. R. (1939). Plano de aula dada na Escola Normal do Liceu Rio Branco, São Paulo. Sociologia, 1(3).
Barreto, A. R. (1954). A revista Sociologia. Sociologia, 16(1), 127-135.
Barreto, A. R., & Willems, E. (1939). Plano para uma investigação geral da estrutura e organização social das zonas cafeeiras. Sociologia, 1(2).
Bastide, R. (1940). A Sociologia de Cournot. Sociologia, 2(1).
Bodart, C. N., & Cigales, M. P. (2021). O ensino de Sociologia no século XIX: experiências no estado do Amazonas, 1890-1900. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, 28, 123-145. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-59702021000100007
Bodart, C., & Marchiori, C. C. R. (2021). Fragmentos da história do ensino de sociologia no Brasil. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1). https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/54770
Bourdieu, P. (1991). Entrevista com Pierre Bourdieu. [Entrevista concedida a Menga Ludke]. Teoria e Educação, 3, 3-8, 1991.
Bourdieu, P. (2010). Método científico e hierarquia social dos objetos. In M. A. Nogueira, & A. Catani (Org.). Escritos de educação (p. 33-38). São Paulo, SP: Vozes.
Bourdieu, P. (2004). Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo, SP: Unesp.
Candido, A. (1993). Entrevista com A. Candido [Entrevista concedida a Gilberto Velho e Yonne Leite]. Brasília, DF: Ibict. Canal Ciência. Portal de Divulgação Científica e Tecnológica.
Candido, A. (1947). Opiniões e classes sociais em Tietê. Sociologia, 9(2).
Candido, A. (1949). Sociologia: ensino e estudo. Sociologia, 11(3). Symposium sobre o Ensino de Sociologia e Etnologia.
Candido, A. (2006). A sociologia no Brasil. Tempo Social, 18(1), 271-301.
Costa Pinto, L. (1949). Ensino da sociologia nas escolas normais. Sociologia, 11(3).
Costa Pinto, L., & Carneiro, E. (1955). As ciências sociais no Brasil. Rio de Janeiro,
RJ: Capes.
Decreto nº 981, de 8 de novembro de 1890. (1890). Aprova o regulamento da instrução primária e secundária do Distrito Federal.
Decreto nº 2.940, de 22 de novembro de 1928. (1929). Regulamenta o ensino.
Decreto-lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942. (1942). Lei orgânica do ensino secundário.
Decreto nº 16.782 A, de 13 de janeiro de 1925. (1925). Estabelece o concurso da união para a difusão do ensino primário, organiza o Departamento Nacional de Ensino, reforma o ensino secundário e superior e dá outras providências.
Decreto nº 19.890, de 18 de abril de 1931. (1931). Dispõe sobre a organização do ensino secundário.
Decreto nº 21.241, de 4 de abril de 1932. (1932). Consolida as disposições sobre a organização do ensino secundário e dá outras providências.
A Direção. (1939). Aos nossos leitores. Sociologia, 1(2), 7-8.
Echavarría, J. (1940). Sociologia, Revista Didática e Científica. Sociologia, 2(4), 399-402.
Eduardo, O. (1949). O ensino dos conceitos básicos da Etnologia. Sociologia, 11(3).
Fernandes, F. (1944). Aspectos mágicos do folclore paulistano. Sociologia, 6(2-3).
Fernandes, F. (1943a). Congadas e batuques em Sorocaba. Sociologia, 5(3).
Fernandes, F. (1943b). Educação e cultura infantil. Sociologia, 5(2).
Fernandes, F. (2006). Florestan Fernandes. In M. R. Loureiro, E. R. Bastos, & J. M. R. Rego. Conversas com sociólogos brasileiros (p. 13-48). São Paulo, SP: Ed. 34.
Fernandes, F. (1942). Folklore e grupos infantis. Sociologia, 4(4).
Forquin, J. (1992). Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, 5, 28-49.
Jackson, L. (2004). A Sociologia paulista nas revistas especializadas (1940-1965). Tempo Social, 16(1), 263-283.
Limongi, F. (2001a). A escola livre de sociologia e política em São Paulo. In S. Miceli (Org.), História das ciências sociais (p. 257-275). São Paulo, SP: Sumaré.
Limongi, F. (2001b). Mentores e clientelas da Universidade de São Paulo (2001b). In S. Miceli (Org.), História das ciências sociais (p. 135-221). São Paulo, SP: Sumaré.
Limongi, F. (1987). Revista Sociologia: a ELSP e o desenvolvimento da sociologia em São Paulo. Caderno Idesp, (1).
Machado, L. G. (1940). Sociologia argentina. Sociologia, 2(1).
Meucci, S. (2011). Institucionalização da Sociologia no Brasil: primeiros manuais e cursos. São Paulo, SP: Hucitec.
Meucci, S. (2007). Os primeiros manuais didáticos de Sociologia no Brasil. Estudos de Sociologia, 6(10). https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/184
Miceli, S. (2001). Por uma sociologia das ciências sociais. In S. Miceli (Org.), História das Ciências Sociais no Brasil (Vol. 1, p. 11-28). São Paulo, SP: Sumaré.
Neuhold, R. R. (2021). Por que debater o ensino de sociologia? Perspectivas de professores e intelectuais no Brasil das décadas de 1930 a 1950. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 10(2). doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5423
Neuhold, R. R. (2014). Sociologia do ensino de sociologia: os debates acadêmicos sobre a constituição de uma disciplina escolar (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo. doi.org/10.11606/T.48.2014.tde-17112014-113744
Nóvoa, A. (1999). Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, 25 (1), 11-20. doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002
Peixoto, F. (2001). Franceses e norte-americanos nas Ciências Sociais brasileiras (1930-1960). In: S. Miceli (Org.), História das Ciências Sociais, 2 (p. 477-531). São Paulo, SP: Sumaré.
Peixoto, F., & Simões, J. (2003). A Revista de Antropologia e as Ciências Sociais em São Paulo: notas sobre uma cena e alguns debates. Revista de Antropologia, 46(2), 383-409.
Pereira, J. (1994). Emilio Willems e Egon Schaden na história da Antropologia. Estudos Avançados, 8(22), 249-253.
Pierson, D. (1942). Comportamento coletivo. Sociologia, 4(3).
Pierson, D. (1987). Depoimentos. In M. Corrêa, História da antropologia no Brasil (1930-1960). Testemunhos: Emílio Willems, Donald Pierson (p. 29-116). Campinas, SP: Unicamp; São Paulo, SP: Vértice.
Pierson, D. (1949). Difusão da ciência sociológica nas escolas. Sociologia, 11(3).
Pierson, D. (1940). Disciplinas com as quais a Sociologia se confunde. Sociologia, 2(2).
Pierson, D. (1941). O processo de interação: conceito básico nas ciências sociais. Sociologia, 3(2).
Poviña, A. (1939). Os estudos sociológicos no Brasil. Sociologia, 1(4).
Ribeiro, J. Q. (1939a). Advertência aos que começam em sociologia. Sociologia, 1(1).
Ribeiro, J. Q. (1939b). Escolas normais: curso de formação profissional do professor. 1º ano. Sociologia, 1(1).
Ribeiro, J. (1941a). Investigações sobre o culto de Santo Antonio. Sociologia, 3(1).
Ribeiro, J. (1941b). Programas de sociologia. Sociologia, 3(4).
Ríos, J. (1949). Contribuição para uma didática da sociologia. Sociologia, 11(3).
Romanelli, O. (1988). História da educação no Brasil Rio de Janeiro, RJ: Vozes.
Sociologia. (1939a). Sociologia, 1(1).
Sociologia. (1939b). Sociologia, 1(2).
Sociologia. (1939c). Sociologia, 1(3).
Stodieck, H. (1940). Uma interpretação sociológica da escola. Sociologia, 2(2).
Willems, E. (1939a). Como se ensina sociologia. Sociologia, 1(3).
Willems, E. (1940b). Como se ensina Sociologia? Sociologia, 2(1).
Willems, E. (1987). Depoimentos de Emílio Willems. In M. Corrêa. História da antropologia no Brasil (1930-1960). Testemunhos: Emílio Willems, Donald Pierson (p. 117-127). São Paulo, SP: Vértice.
Willems, E. (1939b). Esboço de duas aulas de sociologia dadas na Escola Normal
Oswaldo Cruz, em São Paulo. Sociologia, 1(3).
Willems, E. (1940d). Fatores educativos. Sociologia, 2(2).
Willems, E. (1940c). Organização dos sistemas escolares e a estrutura social. Sociologia, 2(3).
Willems, E. (1940a). As sociedades ou grupos sociais. Sociologia, 2(1), 7-25.
Copyright (c) 2023 Roberta dos Reis Neuhold (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers Programa Editorial (Chamada nº 12/2022)