A centralidade da didática no projeto fundador da Revista Sociologia

Palavras-chave: revista científica, história do ensino de sociologia, pensamento social brasileiro

Resumo

Fundada em 1939, a revista Sociologia consagrou-se como veículo de difusão de teorias e pesquisas das Ciências Sociais, tendo sido o primeiro e, por muito tempo, o mais duradouro periódico da área no Brasil. Aspecto silenciado na história do pensamento sociológico e pouco explorado, contemporaneamente, nos estudos sobre o ensino de Sociologia, a preocupação com a didática das Ciências Sociais esteve no cerne do projeto fundador do periódico. Qual foi a influência de seus idealizadores na conformação do projeto original da revista? Como se caracterizava a proposta didática? Qual o perfil dos primeiros colaboradores? Essas são questões abordadas neste trabalho, o qual compilou os textos publicados entre 1939 e 1950 para, recorrendo à análise de conteúdo, caracterizar a fase didática da revista.

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Biografia do Autor

Roberta dos Reis Neuhold , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Osório, RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Sociologia (USP). Professora e pesquisadora da área de Ciências Sociais e da Pós-graduação em Educação Básica e Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

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Publicado
2023-07-26
Como Citar
Neuhold , R. dos R. (2023). A centralidade da didática no projeto fundador da Revista Sociologia. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e289. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e289

Funding data