As School subjects as fields in (trans)formation
the case of the introduction of Economic and Social Sciences in French secondary education (1965-1985)
Abstract
This article analyses the first two decades of existence of the subject Economic and Social Sciences (SES) in French secondary education (1965-1985). Based on an analysis of the archives of the French Ministry of National Education, complemented by interviews with social agents who played a notable role during this period, the aim is to highlight the formation of a “social field”, whose participants were involved in a “conflictual process” of defining the legitimacy of the teaching of Economic and Social Sciences. Three phases are highlighted during the period studied: the first consisted of getting neighbouring disciplines to accept the existence of this new teaching, the second involved the homogenisation of a teaching staff in a context of a shortage of specialists in the area and the third saw the autonomy of the initial project questioned by those in favour of standardising this teaching.
Downloads
References
Arquivos Nacionais da França. (n.d.a). Pasta “Réflexion sur les programmes 1979-1982”. 20060189/3.
Arquivos Nacionais da França. (n.d.b). Nota de Bernard Simler, “Recrutement et formation initiale des professeurs de SES”. 20040315/2.
Arquivos Naconais da França (n.d. c). Correspondência de Guy Palmade. 20060189/1.
Arquivos Nacionais da França. (n.d.d). Doléances 1988-1993 – dysfonctionnements affaire du questionnare du lycée Corneille de Rouen. 20060189/3.
Arquivos Nacionais da França. (n.d.e). Cartas dos professores de SES ao jornal Le Monde de l'éducation. 20040315/1.
Arquivos Nacionais da França. (1966a, 13 de julho). Carta de E. Sidet. 20060189/3.
Arquivos Nacionais da França. (1966b, 28 de julho). Carta de J. Dours. 20060189/3.
Arquivos Naconais da França. (1967). Rapport sur l’inspection des enseignements aux faits économiques et sociaux. 20060189/3.
Arquivos Nacionais da França, 1968. Pasta “Ultimes projets enseignement économique – 16 mars“, subpasta “1968“. 20060189/3
Arquivos Nacionais da França. (1969, 22 de agosto). Note préliminaire à l'audience par le Ministre Guichard. ANF 20060189/1.
Arquivos Nacionais da França. (1970a, 11 de setembro). Carta de P. Callet a G. Palmade. 20060189/1.
Arquivos Nacionais da França. (1970b, 7 de outubro). Carta de Alain Hautrey a Callet. 20060189/1.
Arquivos Nacionais da França. (1970c). Ata da reunião de 7 a 10 de abril de 1970 do Comitê de Educação Geral e Técnica, Conselho da Europa. 20060189/1.
Arquivos Nacionais da França. (1970d, 20 de junho). Carta do diretor da ENSET a Palmade. 20060189/3.
Arquivos Nacionais da França. (1971a, 28 de janeiro). Carta de Callet a Palmade. 20060189/1.
Arquivos Nacionais da França. (1971b, 22 de outubro). Carta de Callet a Palmade. 20060189/1.
Arquivos Nacionais da França. (1971c, 26 de março). Carta de Callet a Palmade. 20060189/1.
Arquivos Nacionais da França. (1971d, 10 juin). Relatorio “Baccalauréat ‘B’ et licence ès sciences économiques”, académie de Besançon. 20060189/3.
Arquivos Nacionais da França. (1972, 29 de janeiro). Carta manuscrita de Callet a Palmade. 20060189/1
Arquivos Nacionais da França. (1973). The Teaching of Economics in Schools. Report of a joint Committee of the Royal Economic Society (United Kingdom). 20060189/3
Arquivos Nacionais da França. (1980a, janeiro). Relatorio “L'enseignement de l'économie dans le second degré”. p. 40-41. 20110141/3.
Arquivos Nacionais da França. (1980b, 10 de junho). Comunicado à imprensa. 20110141/3.
Arquivos Nacionais da França. (1980c, dezembro). Rapport de la commission d’étude sur l’enseignement économique et social. 20110141/4.
Arquivos Nacionais da França. (1985, 2 de julho). Nota do B. Simler. 20110141/4.
Bat, J. (2010). Le rôle de la France après les indépendances: Jacques Foccart et la pax gallica. Afrique Contemporaine, 235, 43-52. https://doi.org/10.3917/afco.235.0043
Beaud, S., & Piketty, T. (2015). Préface. In P. Combemale, M. Galy, & E. Le Nader (Orgs.), Les sciences économiques et sociales: histoire, enseignement, concours (pp. 5-15). La Découverte.
Bergeron, H., Stern, M., & Mignaval, P. (2002). Huguette BERGERON. In H. Bergeron, M. Stern, & P. Mignaval. Témoins et acteurs des politiques de l'éducation depuis la libération (Tome 3, pp. 21-22). Institut National de Recherche Pédagogique.
Bodart, C. N., & Cigales, M. P. (2015). Apresentação do dossiê especial História do ensino de sociologia. Revista Café com sociologia, 4(3), 2-7.
Bourdieu, P. (2007). Razões práticas: sobre a teoria da ação. Papirus.
Boulat, R. (2006). Jean Fourastié ou le prophète repenti. Vingtième Siècle. Revue d'Histoire, 91, 111-123. https://doi.org/10.3917/ving.091.0111
Braudel, F (1965). História e ciências sociais: a longa duração. Revista de História, 30(62), 261-294. doi:10.11606/issn.2316-9141.rh.1965.12
Chatel, É. (2015). Genèse d’un enseignement de l’économie intégré aux sciences sociales dans l’enseignement secondaire français entre 1964 et 1966. Éducation et Sociétés, 35, 33-49. https://doi-org/10.3917/es.035.0033
Chatel, É., & Grosse, G. (2015). Une brève histoire des sciences économiques et sociales. In P. Combemale, M. Galy, & E. Le Nader (Orgs.), Les sciences économiques et sociales: histoire, enseignement, concours (pp. 21-54). La Découverte.
Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 177-229.
Dale, R. (2010). A sociologia da educação e o Estado após a globalização. Educação & Sociedade, 31(113), 1099-1120. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400003
David, M. (2017). Les savoirs comme construction collective. Enquête au lycée général et en première année à l'Université (Tese de doutorado). Universidade de Nantes, França.
Deauvieau, J. (2009). Enseigner dans le secondaire. La Dispute.
Jammes, R. (2011, 9 de dezembro). Entrevista com o autor.
Jean, G., & Rallet, D. (1993). À la recherche des professeurs de SES. DEES, 94.
Johsua, F. (2015). Anticapitalistes. La Découverte.
Debates. (1965, 18 de maio). Journal Officiel de la République Française.
Lange, M., & Henaff, N. (2015). Politiques, acteurs et systèmes éducatifs entre internationalisation et mondialisation: Introduction. Revue Tiers Monde, 223, 11-28. https://doi.org/10.3917/rtm.223.0011
Lanta, H. (2012, 20 de dezembro). Entrevista com o autor.
Machado, C. S. (1987). O ensino da Sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, 13(1), 115-142.
Martinache, I. (2020). Le confinement, un précipité de la réforme du lycée ? In S. Bonnery, & E. Douat (Orgs.), L’éducation aux temps du coronavirus (pp. 71-84). La Dispute.
Martinache, I. (2021). O lugar da sociologia no ensino secundário francês: um objeto privilegiado para análise sociológica. Latitude, 14(Esp.), 11-35. https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.Esp.1130
Mathieu, L. (2007). L'espace des mouvements sociaux. Politix, 77, 131-151. https://doi.org/10.3917/pox.077.0131
Circulaire nº IV 67-416, du 12 octobre 1967. (1967). Instructions relatives à l’enseignement de l’initiation aux faits économiques et sociaux. Ministère de l’Éducation nationale (MEN).
Ministère de l’Éducation nationale [MEN]. (1981). Arrêté du 26 janvier.
Oliveira, A. (2023). O campo do ensino de sociologia no Brasil. Café com Sociologia.
Roncayolo, M. (2013, 13 de janeiro). Entrevista com o autor.
Viaud, M.-L. (2015). La réforme Fouchet (1966). In M.-L. Viaud. Les innovateurs silencieux. Histoire des pratiques d'enseignement à l'université depuis 1950 (Chapitre 5, pp. 79-870). Presses Universitaires de Grenoble.
Vincent, G. (2008). La socialisation démocratique contre la forme scolaire. Revue Education et Francophonie, 36(2), 47-62.
Zarka, J.-C. (2018). Les institutions de la Ve République. Ellipses.
Copyright (c) 2024 Igor Martinache (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers Programa Editorial (Chamada Nº 12/2022)