Themes, methodologies and cores of meaning
a content analysis of the scientific production of the Master's Degree in Social Sciences for Secondary Education
Abstract
The objective of this article is to analyze the scientific production of the Professional Master's Degree in Social Sciences for Secondary Education (MPCS), at the Joaquim Nabuco Foundation, based on the student’s course completion works (TCCs). Considering Teaching Sociology a subfield of Social Sciences and Education, we consider that TCCs operate in this space as products and producers of discourse. The meanings and representations expressed in the texts were examined based on content analysis, using the MAXQDA software. Although the MPCS is a professional master's degree, the study revealed that the TCCs adopted the dissertation model, albeit with varied methodologies, and the most frequent keyword is “sociology”, and not “teaching sociology”. Among the themes, the most explored one was teaching methodology.
Downloads
Metrics
References
Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Edições 70.
Bodart, C. N. (2019). A construção conceitual e empírica do “subcampo” do ensino de Sociologia. In C. N. Bodart, & R. Sampaio-Silva (Orgs.), O ensino de sociologia no Brasil (Vol. 2, pp. 11-38). Café com Sociologia.
Bodart, C. N., & Cigales, M. (2017). Ensino de sociologia no Brasil (1993-2015): um estado da arte na pós-graduação. Revista de Ciências Sociais, 48(2), 256-281. Recovered from:http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/19500/30172
Bodart, C. N., & Pereira, T. I. (2017). Breve balanço do subcampo: ensino de ciências sociais no Brasil e o papel da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, 1, 1-10.
Bodart, C. N., & Souza, E. (2017). Configurações do ensino de sociologia como um subcampo de pesquisa: análise dos dossiês publicados em periódicos acadêmicos. Revista de Ciências Sociais, 53(3), 543-557.
Bodart, C. N., & Tavares, C. S. (2018). A produção sobre o ensino de sociologia escolar nos periódicos brasileiros on-line de estratos superiores, 1996-2017. In J. P. Maçaira, & A. B. Fraga. Saberes e práticas do ensino de sociologia (pp. 57-134). Autografia.
Bourdieu, P. (1983). Algumas propriedades dos campos. In P. Bourdieu. Questões de Sociologia (pp. 89-94). Marco Zero.
Bourdieu, P. (2004a). O poder simbólico. Bertrand Brasil.
Bourdieu, P. (2004b). Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. UNESP.
Brunetta, A. A., & Cigales, M. P. (2019). Dossiês sobre ensino de sociologia no Brasil (2007-2015): temáticas e autores(as). Latitude, 12(1), 148-171. Recovered from: https://doi.org/10.28998/lte.2018.n.1.7416
Capes. (2017). Ficha de avaliação de programas profissionais. Recovered from: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/
Cigales, M., & Oliveira, A. (2019). Aspectos metodológicos na análise de manuais escolares. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e099. Recovered from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/51252
Conde, I. (1993). Problemas e virtudes na defesa da biografia. Sociologia, Problemas e Práticas, 13, 39-57. Recovered from: http://hdl.handle.net/10071/931
Engerroff, A. M. B., & Oliveira, A. (2018). Os sentidos da sociologia escolar nos livros didáticos no Brasil. REPOCS – Revista Pós Ciências Sociais, 15(30), 215-240. Recovered from: https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p215-240
Fernandes, F. (1980). O ensino da sociologia na escola secundária brasileira. In F. Fernandes. A sociologia no Brasil: contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento (pp. 89-106). Vozes.
Ferreira, J. G. (2019). Museu e imaginação sociológica: perspectivas metodológicas para o ensino de sociologia [Dissertação de Mestrado]. Fundação Joaquim Nabuco.
Ferreira, V. R., & Oliveira, A. (2015). O ensino de sociologia como um campo (ou subcampo) científico. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 37(1), 31-39. Recovered from: https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v37i1.25623
Freitas, Z. L. (2008). Um projeto de interação universidade-escola como espaço formativo para a docência do professor universitário [Tese de Doutorado]. Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista.
Freitas, Z. L., Oliveira, E. R., & Carvalho, L. M. O. (2005). Formação contínua de professores da universidade: pesquisadores em Ciências [Anais]. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.
Galdino, M. S. (2015). O ensino de sociologia: entre o currículo prescrito e o real [Dissertação de Mestrado]. Fundação Joaquim Nabuco.
Handfas, A., & Maçaira, J. P. (2014). O estado da arte da produção científica sobre o ensino de sociologia na educação básica. BIB, 74(2), 43-59.
Holanda, L. C. S. (2015). A pesquisa como ferramenta para o ensino de sociologia no ensino médio [Dissertação de Mestrado]. Fundação Joaquim Nabuco.
Lefosse, E. C. (2016). Ensino de sociologia na educação de jovens e adultos em Arcoverde-PE [Dissertação de Mestrado]. Fundação Joaquim Nabuco.
Lima, J. A. B. (2015). Sala de aula em movimento: análise e proposta de material didático acerca do tema dos Movimentos Sociais no ensino médio [Dissertação de Mestrado]. Fundação Joaquim Nabuco.
Meucci, S. (2000). Os manuais de sociologia de 1931 a 1940 [Dissertação de Mestrado]. Universidade do Estado de Santa Catarina.
Mocelin, D. (2019). O campo da sociologia escolar [Anais]. 19º Congresso Brasileiro de Sociologia (pp. 1-26).
Mocelin, D. (2020a) O ensino da sociologia e o seu campo. In: A. A. Brunetta, C. N. Bodart, & M. P. Cigales (Orgs.), Dicionário do ensino de sociologia (pp. 57-62). Editora Café com Sociologia.
Mocelin, D. (2020b). O ensino da sociologia e o seu subcampo. In A. A. Brunetta, C. N. Bodart, & M. P. Cigales (Orgs.), Dicionário do ensino de sociologia (pp. 397-401). Editora Café com Sociologia.
Moura, T. O. C. (2015). Espiral do ensino: percursos possíveis para a mediação didática de sociologia [Dissertação de Mestrado]. Fundação Joaquim Nabuco.
MPCS. (2013). Mestrado profissional em ensino de ciências sociais para o ensino médio. Recovered from: http://basilio.fundaj.gov.br/mp_cienciassociais/
Oliveira, A. (2015). Um balanço sobre o campo do ensino de sociologia no Brasil. Em Tese, 12(2), 6-16. Recovered from: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p6/30819
Oliveira, A. (2016). O ensino de sociologia na educação básica brasileira: uma análise da produção do GT Ensino de Sociologia na SBS. Teoria e Cultura, 11(1), 01-15.
Oliveira, A. (2021a). Máster para la formación de profesores en ciencias sociales en Brasil y España: algunos elementos comparativos. Revista Española de Educación Comparada, (39), 271-284. Recovered from: https://doi.org/10.5944/reec.39.2021.27739
Oliveira, A. (2021b). Mestrados profissionais em ciências sociais e a formação em educação. Revista de Ciências Sociais, 52(2), 115-143. Recovered from: https://doi.org/10.36517/rcs.52.2.d04
Oliveira, A., & Cigales, M. (2019). O ensino de sociologia no Brasil: um balanço dos avanços galgados entre 2008 e 2017. Revista Temas em Educação, 28(2), 42-58. doi: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.46060. Recovered from: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/46060
Oliveira, A., & Cigales, M. (2020). O lugar da teoria e da prática na formação de professores de sociologia. O Público e o Privado, 35, 181-202. Recovered from: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/3252
Pereira, A. Q. (2016). Meu mundo na sala de aula: uso da cartografia social para o ensino de sociologia [Dissertação de Mestrado]. Fundação Joaquim Nabuco.
Pereira, T. I. (2022). A centralidade do campo do ensino de ciências sociais/sociologia brasileiro: notas para um debate crítico. Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, 6(2), 155-175.
Profsocio. (2021). Manual de orientação de trabalhos de conclusão. Recovered from: https://profsocio.ufc.br/wp-content/uploads/2021/10/manual-tcc-profsocio.pdf
Queiroz. J. J. L. (2016). O ensino de sociologia hoje: práticas docentes e o livro didático [Dissertação de Mestrado]. Fundação Joaquim Nabuco.
Santiago, E. F. (2018). A cartografia social no ensino de sociologia: uma contribuição para a abordagem das relações socioespaciais em sala de aula [Dissertação de Mestrado]. Fundação Joaquim Nabuco.
Sarandy, F. M. S. (2004). A sociologia volta à escola: um estudo dos manuais de sociologia para o ensino médio no Brasil [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Silva, A. G. (2015). Do engenho Massangana ao Porto de Suape: a realidade local como temas para aulas de Sociologia no ensino médio de Pernambuco [Dissertação de Mestrado]. Fundação Joaquim Nabuco.
Silva, J. E. (2019). O ensino de sociologia e a construção da subjetividade política: uma análise do discurso dos manuais escolares 2012-2018 [Dissertação de Mestrado]. Fundação Joaquim Nabuco.
Silva, I. L. F. A. (2007). A sociologia no ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. Cronos, 8(2), 403-427. Recovered from: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1844
Silva, I. L. F. A., & Cigales, M. P. (2021). O ensino de sociologia no Brasil (Entrevista concedida a Marcelo Cigales). Revista em Aberto - INEP, 34 (1), 167-183.
Silva, J. M. (2016). Da sala de estar para a sala de aula: novelas como recurso didático para os estudos de gênero no ensino médio [Dissertação de Mestrado]. Fundação Joaquim Nabuco.
Souza, S. E. (2007). Uso de recursos didáticos no ensino escolar [Anais]. 1º Encontro de Pesquisa em Educação; 4ª Jornada de Prática de Ensino; 13ª Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi, 11(Supl. 2), 110-114. Recovered from: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2014-II/listas/Rec%20didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202014-II.pdf
Tabosa, S. F. A. M. (2017). A sociologia e os indicadores sociais: uma proposta de mediação pedagógica para o ensino médio [Dissertação de Mestrado]. Fundação Joaquim Nabuco.
Vilar, G. S. (2016). Políticas públicas e educação política na sociologia para o ensino médio [Dissertação de Mestrado]. Fundação Joaquim Nabuco.
Zabala, A. (1998) A prática educativa: como ensinar. ArtMed.
Zarias. A., Monteiro, A. R. A., Padilha, S. C., & Barreto, T. V. (2017). Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio): ampliando a formação continuada de professores do ensino médio. In I. F. Silva, & D. N. Gonçalves (Orgs.), A sociologia na educação básica (pp. 289-304). Annablume.
Copyright (c) 2024 Tatiane Oliveira de Carvalho Moura, Patricia Bandeira de Melo, Rodrigo Assis , Alexandre Zarias (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers do Programa Editorial (Chamada Nº 12/2022)