Temas, metodologias e núcleos de sentido

uma análise de conteúdo da produção científica do Mestrado em Ciências Sociais para o Ensino Médio

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar a produção científica do Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio (MPCS), da Fundação Joaquim Nabuco, a partir dos seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs). Considerando o Ensino de Sociologia um subcampo das Ciências Sociais e da Educação, ponderamos que os TCCs operam neste espaço como produtos e produtores de discurso. Os sentidos e as representações expressos nos textos foram examinados a partir da análise de conteúdo, utilizando o software MAXQDA. Apesar de o MPCS ser um mestrado profissional, o estudo revelou que os TCCs adotaram o modelo dissertação, ainda que com metodologias variadas, e a palavra-chave mais frequente é “sociologia”, e não “ensino de sociologia”. Dentre os temas, o mais explorado foi metodologia de ensino.

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Bibliographies de l'auteur

Tatiane Oliveira de Carvalho Moura, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Professora substituta de Ensino de Ciências Sociais na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora substituta de Sociologia no Instituto Federal de Pernambuco. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Ciências Sociais pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais pela UFPE. É integrante da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).

Patricia Bandeira de Melo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Pesquisadora titular do Núcleo de Estudos e Estatísticas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco e professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. É colaboradora do Grupo de Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC), do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP) e do gePecH - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e Conteúdos Curriculares em Humanidades na Escola. Tem interesse de pesquisa em estudos de mídia, indústrias culturais, literacia midiática e métodos de análise qualitativa.

Rodrigo Assis , Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal

Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e Investigador Associado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, onde integra o grupo de investigação Trabalho, Desigualdades e Bem-estar Social. Dedica-se ao estudo de questões relacionadas ao mundo do trabalho e às desigualdades sociais, e à inovação metodológica em ciências sociais, nas vertentes dos métodos qualitativos e dos métodos quantitativos.

Alexandre Zarias, Fundação Joaquim Nabuco, Recife, PE, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Antropologia Social, Especialista em Jornalismo Científico e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Realizou pós-doutorado na Université de Strasbourg, França, sob a supervisão de David Le Breton, e foi pesquisador colaborador do Institut Universitaire de Recherches Scientifiques (IURS) da Université Mohammed-V, Rabat, Marrocos.

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Publiée
2024-06-24
Comment citer
Moura, T. O. de C., Melo, P. B. de, Assis , R., & Zarias, A. (2024). Temas, metodologias e núcleos de sentido. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e339. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e339

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