Primary Teacher Improvement Program
the supervision service and improvement courses (Brazil, 1960/1970)
Abstract
This documentary and historical study analyzed the Program for the Improvement of Primary Teaching at the national level and was based on four reports of national meetings of heads of primary education supervision services from 1967 to 1970. The article discusses the terminologies referring to “rural teacher” and “teacher without a title” and the two fronts of the program, the supervision service and the improvement courses. The program was in line with international agreements and turned the teacher without a title into a problem, whose alternative lay in the direct and indirect supervision of lay teaching work and training through courses offered in stages for their qualification.
Downloads
References
Almeida, D. B. (2007). Memórias da rural: narrativas da experiência educativa de uma Escola Normal Rural Pública (1950-1960) [Tese de doutorado]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recuperado de: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/12184/000617534.pdf?sequence=1
Amorim, R. P. (2019). O curso de treinamento de professores leigos: profissionalização e representações da docência em Mato Grosso (1963-1971) [Tese de doutorado]. Universidade Federal da Grande Dourados. Recuperado de: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/MESTRADO-DOUTORADO-EDUCACAO/Teses%20Defendidas/TESE%20ROMULO%20PINHEIRO%20DE%20AMORIM.pdf
Barros, P. F. (2011). Formação de professores (as) ruralista em Juazeiro do Norte (CE) (1934-1973): um projeto emancipatório [Tese de doutorado]. Universidade Federal do Ceará. Recuperado de: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9490
Bernardes, M. P. A. (1983). A supervisão em Goiás [Dissertação de mestrado]. Fundação Getúlio Vargas, Instituto de Estudos Avançados em Educação. Recuperado de: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/16566
Brasil. (1967). Relatório do IV Encontro Nacional de Chefes dos Serviços de Supervisão do Ensino Primário. MEC/DNE/PAMP.
Brasil. (1969a). Relatório do V Encontro Nacional de Chefes dos Serviços de Supervisão do Ensino Primário. MEC/DNE/PAMP.
Brasil. (1969b). Relatório do VI Encontro Nacional de Chefes dos Serviços de Supervisão do Ensino Primário. MEC/DNE/PAMP.
Brasil. (1970). Relatório do VII Encontro Nacional de Chefes dos Serviços de Supervisão do Ensino Primário. MEC/DFE/PAMP.
Faria, T. B. (2017). Paraná: território de “vocação agrícola”?! Interiorização do Curso Normal Regional (1946-1968) [Tese de doutorado. Universidade Estadual de Maringá.
Ferreira, N. V. C., & Lima, S. C. F. (2020). Uma formação intelectual e social conveniente [...]: formação de professores rurais (Brasil, 1942-1963). Cadernos de História da Educação, 19(3), 942-960. https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-17
França, A. S. (2013). Propostas curriculares para o ensino de estudos sociais: circulação e apropriações de representações de ensino de história e de aperfeiçoamento de professores (Espírito Santo, 1956 - 1976) [Tese de doutorado]. Universidade Federal do Espírito Santo. Recuperado de: https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/2176/1/tese_7250_TEXTO%20COMPLETO%20TESE%20DA%20ALDAIRES%20SOUTO%20FRAN%C3%87A.pdf
Gomide, A. G. V. (2012). A Unesco e as políticas para a formação de professores no Brasil: um estudo histórico 1945-1990 [Tese de doutorado]. Pontifícia Universidade do Paraná.
Lopes, A. P. C., Furtado, A. C., & Amorim, R. P. (2020). O professor rural como professor leigo: políticas de formação e o ofício docente no Piauí e Mato Grosso (1940-1970). In R. F. Chaloba, M. Celeste Filho, & I. M. Mesquita (Orgs.), História e memória da educação rural no século XX (pp. 271-300). Cultura Acadêmica.
Mendonça, S. R. (1997). O ruralismo brasileiro (1888-1931). Hucitec.
Moraes, A. I. D. (2019). A circulação das ideias do movimento pela ruralização do ensino no Brasil (1930-1950) [Tese de doutorado}. Universidade Estadual Paulista. Recuperado de: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/181945/moraes_aid_dr_mar.pdf?sequence=7&isAllowed=y
Nóvoa, A. (1995). O passado e o presente dos professores. In A. Nóvoa (Coord.), Profissão professor (pp. 13-31).: Editora Porto.
Paiva, E. V., & Paixão, L. P. (2002). PABAEE (1956-1964): a americanização do ensino elementar no Brasil? EdUFF.
Prado, A. A. (1995). Ruralismo pedagógico no Brasil do Estado Novo. Estudos Sociedade e Agricultura, 3(1), 5-27. Recuperado de: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/55
Sá, E. F., & Silva, M. O. (2014). O ruralismo pedagógico: uma proposta para organização da escola primária rural. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 11(23), 61-83. Recuperado de: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/302/439
Saviani, D. (2002). A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da idéia. In N. S. C. Ferreira (Org.), Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação (3a ed., pp 13-37). Cortez.
Schelbauer, A. R., Ivashita, S. B., & Faria, T. B. (2018). História da formação e trabalho de professores rurais a partir da imprensa pedagógica paranaense. In La prensa pedagógica de los profesores (pp. 303-316). Ediciones Universidad de Salamanca.
Varela, S. B. L. (2012). Mitos e ritos da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte [Dissertação de mestrado]. Universidade Estadual do Ceará. Recuperado de: https://www.uece.br/wp-content/uploads/sites/29/2014/05/DISSERTA%C3%87%C3%83O-Sarah.pdf
Viana, E. M. S., & Santos, C. E. F. (2018). Política de formação de professores leigos na ditadura civil-militar e a memória de educadores no sertão da Bahia (1967-1983). Tempos Históricos, 22, 659-678. 10.36449/rth.v22i2.19565.
Copyright (c) 2024 Thais Bento Faria, Simone Burioli (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.