Programa de Aperfeiçoamento do Magistério Primário

o serviço de supervisão e os cursos de aperfeiçoamento (Brasil, 1960/1970)

Palavras-chave: história da formação de professores, professores não titulados, educação na ditadura militar

Resumo

Este estudo documental e histórico analisa o Programa de Aperfeiçoamento do Magistério Primário em âmbito nacional e tem como fonte de pesquisa quatro relatórios de encontros nacionais de chefes dos serviços de supervisão de ensino primário dos anos de 1967 a 1970. O artigo problematiza as terminologias referentes a “professor rural” e “professor não titulado” e as duas frentes de atuação do programa, o serviço de supervisão e os cursos de aperfeiçoamento. Concluímos que o programa estava em consonância com os acordos internacionais e transformou o professor não titulado em problema, cuja alternativa residia na supervisão direta e indireta do trabalho docente leigo e na formação mediante cursos ofertados por etapas para sua titulação.

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Biografia do Autor

Thais Bento Faria, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Professora pedagoga na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). Desenvolve pesquisas sobre formação de professores e escola primária rural.

Simone Burioli, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Pós-doutora em Educação pela Unesp (2020). Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu/UEL) da Universidade Estadual de Londrina-UEL. Coordenadora e pesquisadora do GEPHECP (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação, Culturas e Prática, UEL) e LEPHE (Laboratório de Ensino e Pesquisa de História da Educação, UEL)

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Publicado
2024-01-08
Como Citar
Faria, T. B., & Burioli, S. (2024). Programa de Aperfeiçoamento do Magistério Primário. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e313. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e313