Analysis of publications on the history of professional education in the Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica

Keywords: history of PTE, state of knowledge, RBEPT

Abstract

This work is a bibliographical research, of the type State of Knowledge. The analysis aims to map how the History of Professional Education (PTE) has been approached in the publications of the Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. The search obtained twenty-seven results, and the analysis was performed from the abstracts, using the Content Analysis proposed by Bardin (2011) and Moraes (1999) as methodology. We conclude that the studies of the History of Professional Education, although still in low quantity, are extremely important for a critical reflection on the practices sought by the PTE proposals.

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Author Biographies

Rafaela Santos Amorim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Mestranda em Educação Profissional no PPGEP/IFRN. Pesquisa sobre gênero, sexualidade e Teoria Queer na educação, e é vinculada ao grupo de pesquisa Observatório da Diversidade/IFRN. É licenciada em Letras – Língua Inglesa pela UFRN, possui especialização em Literatura e Ensino e atualmente leciona na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte.

Raimundo Fábio da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Filósofo, Pedagogo, Psicopedagogo e Teólogo. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Possui mestrado em Ensino (UERN), na linha de Ensino de Ciências Humanas e Sociais. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação (NUPED) – IFRN. É professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atua em pesquisas relacionadas à Ensino de Ciências Humanas, ao ensino de Filosofia no Ensino Médio e Ensino Médio Integrado.

Fábio Alexandre Araújo dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Doutor em Educação pela UFRN e PhD em Educação pela UFPI. Atualmente, é professor de Arte-teatro no ensino médio integrado do IFRN e docente credenciado nos Programas de Pós-Graduação ProfEPT no polo Mossoró e no PPGEP, ambos no IFRN. Atualmente também é membro do Grupo de Estudos em Trabalho, Educação e Sociedade (G-TRES).

José Mateus do Nascimento , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Pedagogo, possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006); Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História Social da Infância e atua em pesquisas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no NUPED (Núcleo de Pesquisa em Educação) do IFRN - Campus Natal Central; Integra o corpo docente permanente do PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN, vinculado a Linha de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional.

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Published
2024-04-12
How to Cite
Amorim, R. S., Silva, R. F. da, Santos, F. A. A. dos, & Nascimento , J. M. do. (2024). Analysis of publications on the history of professional education in the Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e322. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e322
Section
Original research

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