Análise das publicações sobre a história da educação profissional na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica

Palavras-chave: história da EPT, estado do conhecimento, RBEPT

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento. A análise objetivou mapear como a História da Educação Profissional vem sendo abordada nas publicações da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. A busca realizada na base de dados da revista obteve vinte e sete resultados. A análise dos textos realizada a partir dos resumos utilizou como metodologia a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e Moraes (1999). Concluiu-se que os estudos da História da Educação Profissional, apesar da baixa quantidade, contribuem para a reflexão crítica acerca das práticas almejadas pelas propostas da EPT.

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Biografia do Autor

Rafaela Santos Amorim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Mestranda em Educação Profissional no PPGEP/IFRN. Pesquisa sobre gênero, sexualidade e Teoria Queer na educação, e é vinculada ao grupo de pesquisa Observatório da Diversidade/IFRN. É licenciada em Letras – Língua Inglesa pela UFRN, possui especialização em Literatura e Ensino e atualmente leciona na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte.

Raimundo Fábio da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Filósofo, Pedagogo, Psicopedagogo e Teólogo. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Possui mestrado em Ensino (UERN), na linha de Ensino de Ciências Humanas e Sociais. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação (NUPED) – IFRN. É professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atua em pesquisas relacionadas à Ensino de Ciências Humanas, ao ensino de Filosofia no Ensino Médio e Ensino Médio Integrado.

Fábio Alexandre Araújo dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Doutor em Educação pela UFRN e PhD em Educação pela UFPI. Atualmente, é professor de Arte-teatro no ensino médio integrado do IFRN e docente credenciado nos Programas de Pós-Graduação ProfEPT no polo Mossoró e no PPGEP, ambos no IFRN. Atualmente também é membro do Grupo de Estudos em Trabalho, Educação e Sociedade (G-TRES).

José Mateus do Nascimento , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Pedagogo, possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006); Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História Social da Infância e atua em pesquisas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no NUPED (Núcleo de Pesquisa em Educação) do IFRN - Campus Natal Central; Integra o corpo docente permanente do PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN, vinculado a Linha de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional.

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Publicado
2024-04-12
Como Citar
Amorim, R. S., Silva, R. F. da, Santos, F. A. A. dos, & Nascimento , J. M. do. (2024). Análise das publicações sobre a história da educação profissional na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e322. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e322

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