Harvesting fruits, consolidating the model
the spring of the Aprendizados Agrícolas
Abstract
The Aprendizados Agrícolas [Agricultural Learnings] were created based on Decree no. 8.319 of 1910, with the objective of elementary agricultural training. Until 1934, such institutions were in competition with another model of elementary agricultural education, the Patronatos Agrícolas. In this article, using laws, decrees, regulations and ministerial reports, I present a reflection on the reform of agricultural education that occurred in 1934, which created a specific body within the Ministry of Agriculture, Industry and Commerce (MAIC) to manage the agricultural education, the Agricultural Education Directorate (DEA). This reform demonstrated a change in the thinking of those who created the laws, with a resumption of the Learning model, consolidating it.
Downloads
Metrics
References
Aranha, M. L. A. (1996). História da educação. Moderna.
Araújo, N. A. (2006). Das ciências à escola agrícola de São Bento das Lages e a institucionalização da agronomia no Brasil (1877-1930) [Dissertação de Mestrado]. Universidade Estadual de Feira de Santana.
Bergamaschi, A. C. A. (2017). Modernizar o campo pelo ensino agrícola: a organização da Escola Agrícola de Barbacena (1933-1964) [Tese de Doutorado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Brasil. (1935). Relatório do Ministério da Agricultura: o Ministério da Agricultura de 1933-1934. Diretoria de Estatística da Produção.
Brasil. (1938). Relatório do Ministério da Agricultura: relatório das atividades do Ministério da Agricultura, durante o período de julho de 1934 a dezembro de 1935. Diretoria de Estatística da Produção.
Brasil. (1945). Relatório do Ministério da Agricultura: o Ministério da Agricultura no governo Getúlio Vargas (1930-1944). Serviço de Documentação do Ministério da Agricultura.
Decreto n° 8.319, de 20 de outubro de 1910. (1910). Cria o ensino agronômico e aprova o respectivo regulamento. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sicon
Decreto nº 22.934, de 13 de julho de 1933. (1933). Transforma o Aprendizado Agrícola de Barbacena em Escola Agrícola e dá outras providências. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sicon
Decreto n° 23.722, de 9 de janeiro de 1934. (1934). Transfere para o Ministério da agricultura serviços agrícolas regionais dos Estados de Sergipe, Pernambuco e Alagoas, abre crédito para o respectivo custeio e dá outras providências. Transfere para o Ministério da Agricultura o Patronato Agrícola de Quissamã, no estado de Sergipe. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sicon
Decreto n° 23.979, de 8 de março de 1934. (1934). Extingue no Ministério da Agricultura a Diretoria Geral de Pesquisas Científicas, criada pelo decreto nº 23.338, de 11 de janeiro de 1933, aprova os regulamentos das diversas dependências do mesmo Ministério, consolida a legislação referente à reorganização por que acaba de passar e dá outras providências. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sicon
Decreto n° 24.115, de 12 de abril de 1934. (1934). Dispõe sobre a organização definitiva dos estabelecimentos de ensino elementar de agricultura. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sicon
Decreto-lei nº 982, de 23 de dezembro de 1938. (1938). Cria novos órgãos no Ministério da Agricultura, reagrupa e reconstitui alguns dos já existentes e dá outras providências. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sicon
Decreto-lei nº 2.072, de 8 de março de 1940. (1940). Dispõe sobre a obrigatoriedade da educação cívica, moral e física da infância e da juventude, fixa as suas bases, e para ministrá-la, organiza uma instituição nacional denominada Juventude Brasileira. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sicon
Decreto-lei nº 2.832, de 4 de dezembro de 1940. (1940). Modifica o art. 16 do Decreto-Lei nº 982, de 23 de dezembro de 1938. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sicon
Decreto-lei nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942. (1942). Lei orgânica do ensino industrial. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sicon
Decreto-lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942. (1942). Lei orgânica do ensino secundário. Recuperado de http://www.senado.gov.br/sicon
Decreto n° 14.252, de 10 de dezembro de 1943. (1943). Regimento dos Aprendizados Agrícolas. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sicon
Decreto-lei nº 6.141, de 28 de dezembro de 1943. (1943). Lei orgânica do ensino comercial. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sicon
Decreto nº 16.826, de 13 de outubro de 1944. (1944). Aprova o regimento da Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário (SEAV), do Ministério da Agricultura. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sicon
Decreto-lei nº 8.529, de 2 de janeiro de 1946. (1946). Lei orgânica do ensino primário. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sicon
Decreto-lei nº 8.530, de 2 de janeiro de 1946. (1946). Lei orgânica do ensino normal. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sicon
Decreto-lei nº 9.613, de 20 de agosto de 1946. (1946). Lei orgânica do ensino agrícola. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sicon
Cazela, G. F. (2007). A teoria e prática da orientação educacional: um estudo de caso [Monografia de Licenciatura em Pedagogia]. Universidade Federal de São Carlos.
Conceição, J. T. (2012). A pedagogia de internar: história do internato no ensino agrícola federal (1934-1967). Editora UFS.
Dantas, J. I. C. (1999). O Tenentismo em Sergipe: da revolta de 1924 à revolução de 1930 (2ª ed.). Gráfica Editora J. Andrade.
Foucault, M. (2004). Vigiar e Punir: nascimento da prisão (28a ed.). Vozes.
Grinspun, M. P. S. Z. (2002). A orientação educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. Cortez.
Horta, J. S. B. (1994). O hino, o sermão e a ordem do dia: regime autoritário e a educação no Brasil (1930-1945). Editora UFRJ.
Mendonça, S. R. (1997). O ruralismo Brasileiro (1888 – 1931). Hucitec.
Mendonça, S. R. (2000). Mundo rural, intelectuais e organização da cultura no Brasil: o caso da Sociedade Nacional de Agricultura. Mundo Agrario, 1(1). Recuperado de: http://www.mundoagrario.unlp.edu.ar/
Mendonça, S. R. (2006). A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960). Estudos Sociedade e Agricultura, 14(1), 88-113.
Nascimento, J. C. (2004). Memórias do Aprendizado: 80 anos de ensino agrícola em Sergipe. Edições Cataventos.
Nascimento, J. C. (2008). A escola de Baden-Powell: cultura escoteira, associação voluntária e escotismo de Estado no Brasil. Imago.
Nérici, I. G. (1976). Origens da orientação educacional e necessidades da orientação educacional & A orientação educacional. In: Introdução à orientação educacional. Atlas.
Nery, M. A. A. M. (2010). Pelos caminhos de Deméter: os Aprendizados agrícolas federais e as políticas para o ensino agrícola primário no início do século XX (1910-1947) [Tese de Doutorado]. Universidade Federal da Bahia/UFBA.
Portaria ministerial n° 708, de 27 de setembro de 1943. (1943). Normas sobre o ensino ministrado nos Aprendizados Agrícolas. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sicon
Rabelo, F. L. (2011). O DASP e o combate à ineficiência nos serviços públicos: a atuação de uma elite técnica na formação do funcionalismo público no Estado Novo (1937-1945). Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, 3(6).
Romanelli, O. O. (1978). História da educação no Brasil (1930/1973). Vozes.
Copyright (c) 2024 Marco Arlindo Amorim Melo Nery (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers Programa Editorial (Chamada nº 30/2023)