The magazine Infância Excepcional (1933-1979)
changes and continuities in the discourse on Special Education
Abstract
This article analyzes the speeches produced by the Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais about the financing of Special Education, exceptional students and their families. Such speeches were published between 1933 and 1979 through the magazine Infância Excepcional: Estudo, Educação e Assistência ao Excepcional. To this end, a qualitative analysis was carried out on the twelve magazines in the collection, as well as other primary documents, such as Helena Antipoff's letters and notebooks. The analysis was conducted based on the categorization of documents and their contextualization to the period researched, with a theoretical-methodological approach to historical relativism which considers the influence of the historical and social environment on the selection and interpretation of facts.
Downloads
Metrics
References
Antipoff, H. (1937). Assembléia geral de 1936. Infância Excepcional, (20), 7-21.
Antipoff, H. (1966, 30 de junho). Caderno de Anotações Sociedade Pestalozzi e ISER 1965- 1966: anotações sobre a venda dos boletins Mensageiro Rural. p. 148 [enumerada à mão]. Acervo do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - Memorial Helena Antipoff. Ibirité.
Antipoff, H., & Lima, J. F. (1965, 12 de outubro). [Carta para o Representante da Aliança para o Progresso em Brasília]. Acervo do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - Memorial Helena Antipoff, Ibirité.
Assis, R. M., Sávio, P. P. (2016). A divulgação da psicologia pela cultura escrita impressa e seus jogos de apropriações. In Assis, R. M., & Sávio, P. P. (Org.), História da psicologia: tendências contemporâneas (pp. 207-232). Ed. Artesã.
Barbosa, E. A. N. (2019). A revista infância excepcional (1933-1979): uma contribuição para a história da educação especial [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Barbosa, I. (1968). [Carta para H. Antipoff]. Acervo do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - Memorial Helena Antipoff. Ibirité.
Borges, A. A. P. (2014). Entre tratar e educar os excepcionais: Helena Antipoff e a psicologia na Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais (1932-1942) [Tese de Doutorado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Campos, R. H. F. (2010). Helena Antipoff. Fundação Joaquim Nabuco.
Carr, E. H. (1978). Que é história? (2a ed.). Paz e Terra.
Cirino, O., & Viana, F. J. M. (1984). Da ortopedia mental aos meninos de Barbacena: uma perspectiva histórica da assistência pública à saúde mental infantil. 1º Congresso Internacional de Saúde Mental Infantil, Rio de Janeiro.
Decreto nº 48.961, de 22 de setembro de 1960. (1960). Institui a Campanha Nacional de Educação e Reabilitação de Deficientes Mentais (CADEME). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-48961-22-setembro-1960-388634-publicacaooriginal-1-pe.html
Drumond, A. C. (2015). A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barbacena e o atendimento às pessoas com síndrome de Down (1962-1976): diálogos com pestalozzianos [Tese de Doutorado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Estrazulas, A. M. (1963). 3º Suplemento do Mensageiro Rural: Assistência ao Excepcional, p. 3.
Fausto, B. (1995). História do Brasil (2a ed.). Editora da Universidade Federal de São Paulo.
Guimarães, P. C. D. (2013). “Tudo presta a quem tudo precisa”: os discursos sobre a escolarização da infância pobre, presentes na Revista do Ensino, de Minas Gerais (1925-1930). Revista Brasileira de História da Educação, 13(3), 87-116. http://ojs.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40807/PDF. Doi: http://dx.doi.org/10.4322/rbhe.2014.005
Jannuzzi, G. (1985). A luta pela educação do deficiente mental no Brasil. Autores Associados.
Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. (1961). Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm
Lima, J. F. D., Antipoff, H., Pereira, O., & Guerino, L. (1966). Das Sociedades Pestalozzi e A.P.A.E.S. ao Conselho Federal de Educação. Infância Excepcional: Estudo, Educação e Assistência ao Excepcional, (8), 67-68.
Martins, A. P. V. (2008). “Vamos criar seu filho”: os médicos puericultores e a pedagogia materna no século XX. História, Ciência, Saúde - Manguinhos, 15(1), 135-154. doi: http://doi.org/10.1590/S0104-59702008000100008
Mazzotta, M. J. S. (1996). Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. Cortez.
Mendes, E. G. (2006). A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 11(33), 387-405. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300002
Negromonte, A. (1933). Prefácio. Boletim da Secretaria da Educação e Saúde Pública de Minas Gerais, (12), 7. Publicação a cargo da Sociedade Pestalozzi – Infância Excepcional (subnormais).
Negromonte, A. (1934). A Sociedade Pestalozzi. Boletim da Secretaria da Educação e Saúde Pública de Minas Gerais, (16), 7-8. Publicação a cargo da Sociedade Pestalozzi – Infância Excepcional (sub-normaes e desamparados).
Oliveira, P. F., & Carvalho, C. H. (2012). Perspectivas político-educacionais da Reforma Francisco Campos em Minas Gerais: os princípios da Escola Nova na legislação mineira. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, 7, 91-106.
Rafante, H. C. (2011). Helena Antipoff, as Sociedade Pestalozzi e a educação especial no Brasil [Tese de doutorado]. Universidade de São Carlos, São Carlos.
Rey, T. (1963). Um olhar aberto sobre o mundo. 3º Suplemento do Mensageiro Rural: Assistência ao Excepcional, p. 3.
Ribeiro, R. A. (2006) A aliança para o progresso e as relações Brasil-EUA [Tese de Doutorado]. Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Santos, K. D. S., & Mendes, E. G. (2016). Da História oficial da educação especial no Brasil à busca por novas histórias e a diversificação das fontes. X Seminário Nacional do HISTEDBR (Vol. 1, pp. 1-22), Campinas. Recuperado de: https://www.fe.unicamp.br/eventos/histedbr2016/anais/pdf/1110-2675-1-pb.pdf
Santos, T. (1937). Bibliografia: sessão a cargo do Dr. Theophilo Santos. Boletim da Secretaria da Educação e Saúde Pública de Minas Gerais, (20), 125-159. Publicação a cargo da Sociedade Pestalozzi – A Infância Excepcional.
Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais [SPMG]. (1933). Estatutos da Sociedade Pestalozzi. Boletim da Secretaria da Educação e Saúde Pública de Minas Gerais, (12), 11-15. Publicação a cargo da Sociedade Pestalozzi – A Infância Excepcional (sub-normaes).
Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais [SPMG]. (1962). Recursos para o trato com o retardado da zona rural. 1º Suplemento do Mensageiro Rural: Assistência ao Excepcional, p. 4.
Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais [SPMG]. (1963). Registro Necessário. Infância Excepcional: Revista Semestral da Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais, (1), 3.
Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais [SPMG]. (1965). Editora Pestalozzi. Boletim Pestalozzi: Estudo, Educação e Assistência ao Excepcional, (supl. 7), 13-14.
Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais [SPMG]. (1966). Razão do nº 8. Infância Excepcional: Estudo, Educação e Assistência ao Excepcional, (8), contracapa.
Stepan, N. L. (2005). A hora da eugenia: raça, gênero e nação na América Latina. Fiocruz.
Teixeira, J. M. (1933). O problema dos anormais. Boletim da Secretaria da Educação e Saúde Pública de Minas Gerais, (12), 17-33. Publicação a cargo da Sociedade Pestalozzi – Infância Excepcional (sub-normaes).
Copyright (c) 2024 Esther Augusta Nunes Barbosa, Adriana Araújo Pereira Borges (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers Programa Editorial (Chamada nº 30/2023)