A revista Infância Excepcional (1933-1979)

mudanças e permanências no discurso sobre a Educação Especial

Palavras-chave: história da educação especial, Helena Antipoff, família na educação especial, Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais

Resumo

Este artigo analisa os discursos produzidos pela Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais sobre o financiamento do ensino especial, os estudantes ‘excepcionais’ e as suas famílias. Tais discursos foram publicados entre os anos de 1933 e 1979 por meio da revista Infância Excepcional: Estudo, Educação e Assistência ao Excepcional. Para tanto, foi realizada análise qualitativa das doze revistas da coleção, bem como dos outros documentos primários, como cartas e cadernos de anotação de Helena Antipoff. A análise foi desenvolvida a partir da categorização dos documentos e de sua contextualização ao período pesquisado, com uma abordagem teórico-metodológica do relativismo histórico que considera a influência do ambiente histórico e social na seleção e interpretação dos fatos.

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Biografia do Autor

Esther Augusta Nunes Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutoranda e Mestre em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Faculdade de Educação da UFMG e Licenciada em História pela UFMG. Pesquisadora no Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão (LaPPEEI) da Faculdade de Educação da UFMG. Atuou como gestora pública em diversas áreas da Secretaria de Estado de Educação e leciona cursos de formação inicial e continuada na área da educação especial. Área de atuação: Políticas Públicas em Educação; Educação Especial; História da Educação Especial; Formação Inicial e Continuada de Professores.

Adriana Araújo Pereira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Professora de Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusão na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, com pós-doutoramento no The City College of New York (2024). Membro do Comitê gestor do INCT Políticas Públicas e Profissão Docente. Possui graduação em Psicologia (UFJF) e Doutorado em Educação (FaE/UFMG). Membro do GT 79 - Transtorno do Espectro Autista: pesquisas em saúde e educação, da ANPEPP. Vice-coordenadora do Gestrado. Coordenadora do Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão, vinculado ao CNPQ

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Publicado
2024-10-06
Como Citar
Barbosa, E. A. N., & Borges, A. A. P. (2024). A revista Infância Excepcional (1933-1979). Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e352. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e352

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