A high school student against the Estado Novo in Portugal
Carmina de Santa Clara Pinto Ferreira and her clash with Alfredo Pimenta over the teaching of History in the mid-1930s
Abstract
In 1935, at the beginning of the Estado Novo in Portugal, at the main teacher training institution in the country, the Escola do Magistério Primário de Lisboa, a high school student, Carmina de Santa Clara Pinto Ferreira, presented a conference in which she defended the teaching of History in levels that would provide a democratic vision of the world. She criticized Alfredo Pimenta, a historian linked to the regime, and was expelled from that school. The objective of this work is to enable the understanding of views of History and, therefore of society, which coexisted, in the mid-1930s, with the authoritarian conception of the world, increasingly implemented by the Estado Novo. The methodology used was to analyze the few texts found about the event. The documentary gaps were filled with secondary sources, such as the press of the time and letters from one of the protagonists. This was done in parallel to bibliographic research that supported the understanding of the topic.
Downloads
Metrics
References
Afonso, J. A. M. M., & Almeida, I. B. S. (2013) Os manuais e a reforma do ensino liceal de 1936 em Portugal. Um prólogo para a história do manual único [Actes]. VI Colloque International Enseignement et identités culturelles dans les pays d’Europe du Sud: Espagne, France, Italie, Portugal, XXe-XXIes, Paris.
Alvim, M. L. (1992) Livros portugueses proibidos no regime fascista: bibliografia. Universidade do Minho.
Ardigò, R. (1903) La scienza dell’educazione. Fratelli Drucker.
Barreira, L. C. (2006) A função social da escola na ótica de Adolfo Lima, um educador português anarco-sindicalista. Série-Estudos: Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCD, (22), 193-204.
Boné, M., & Bonito, J. (2013) Conceitos e práticas na educação da criança diferente: uma perspectiva evolutiva [Atas]. XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicologia, Braga.
Branco, J. (2016a). Múrias Jr., Manuel Maria. In S. C. Matos (Org.), Dicionário de historiadores portugueses. Centro de História da Universidade de Lisboa. https://dichp.bnportugal.gov.pt/imagens/murias.pdf
Branco, J. (2016b). Pimenta, Alfredo Augusto Lopes. In S. C. Matos (Org.), Dicionário de historiadores portugueses. Centro de História da Universidade de Lisboa. https://dichp.bnportugal.gov.pt/imagens/murias.pdf
Candeias, A. (1995). Apontamentos biográficos sobre Adolfo Ernesto Godfroy de Abreu e Lima. In A. Candeias, A. Nóvoa, & M. H. Figueira. Sobre a Educação Nova: cartas de Adolfo Lima a Álvaro Viana de Lemos (1923-1941) (pp. 43-64). EDUCA/Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação / Universidade de Lisboa.
Carvalho, M. (2005). Poder e ensino: os manuais de história na política do estado Novo (1926-1940). Livros Horizonte.
Celeste Filho, M. (2022). A Escola Nova autoritária proposta nos primórdios do Estado Novo em Portugal. Revista Brasileira de História da Educação, 22(e238), 1-40. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e238
Demoor, J. (1922). As crianças anormais e o seu tratamento educativo em casa e na escola (Alfredo Pimenta, trad.). Portugal-Brasil Editora.
Decreto nº 21.695, de 19 de setembro de 1932. (1932). Diário do Governo, n. 229, pp. 1.963-1.970. Trata-se da normatização do funcionamento das escolas de formação para o magistério primário em Portugal. Agradeço novamente a Nuno Martins Ferreira por ter me chamado a atenção para essa legislação.
Decreto-lei nº 27.279 de 24 de novembro de 1936. (1936). Diário do Governo, n. 276, pp. 1.510-1.511.
O dr. Alfredo Pimenta num sensacional depoimento. (1935b, 03 de maio). Diário de Lisboa, p. 6 do Suplemento literário.
Ferreira, C. S. C. P. (1935). O ensino da História. Livraria Ferin.
Ferreira, F. A. P. P. (1933). História de Portugal: exercícios. Edições Paulo Guedes.
Ferreira, F. A. P. P. (1935*). Pequeno breviário da história de Portugal. Imprensa Lucas.
Ferreira, F. A. P. P. (1938). A minha escola: breve guia do professor. Livraria Avelar Machado.
Ferreira, N. M. (2017a). Um tempo de expetativa e de renovação: a instalação da Escola Normal Primária de Lisboa, em Benfica (1916-1930). In L. G. Correia, R. Leão, & S. Poças (Orgs.), O tempo dos professores (pp. 131-146). Universidade do Porto.
Ferreira, N. M. (2017b). Professor José Eduardo Moreirinhas Pinheiro (1923-2017): um percurso biobibliográfico. Da Investigação às Práticas, 7(1), 91-111.https://doi.org/10.25757/invep.v7i1.104
Ferreira, N. M., Estrela, A., Valente, B., & Covelo, R. (Orgs.). (2018). O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
Figueiredo, F. (1961). Elogio de um nobre educador: carta a um amigo. Revista de Guimarães, 71(1-2), 108-114.
Fonte, J. B. (2001). Perfil biográfico de Alfredo Pimenta. Revista de Guimarães, (111), 89-101.
Fonte, J. B. (2005). Alfredo Pimenta: da práxis libertária à doutrinação nacionalista. Cidade Berço.
Fróis, J. P. (1994) Contributo para a história da educação dos deficientes mentais em Portugal: os primeiros oitenta anos de seu desenvolvimento [Dissertação de mestrado). Universidade Técnica de Lisboa.
Fróis, J. P. (2003). Ferreira, Fernando Alfredo Palyart Pinto. In A. Nóvoa (Org.), Dicionário de educadores portugueses (pp. 544-548). Edições ASA.
A história. (1935a, 04 de janeiro). Diário de Lisboa, p. 1.
Horta, J. S. B. (2008). A educação na Itália fascista: as Reformas Gentile (1922-1923). História da Educação, 12(24), 179-223. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321627130008
Horta, J. S. B. (2009). A educação na Itália fascista (1922-1945). Revista Brasileira de História da Educação, 9(1), 47-89. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000100003
Lima, A. (1914). O ensino da história: comunicação feita perante a Sociedade de Estudos Pedagógicos de Lisboa na sessão de 8 de abril de 1914. Guimarães.
Lima, A. A. (2020). Uma vida, uma voz: Alfredo Pimenta – modo de usar. Contra-Corrente.
Mendonça, S. (2014). Os princípios dirigentes da educação intelectual de Herbert Spencer. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, (21), 104-116. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4633
Moreira, F. A. (2013). Alfredo Pimenta. In A. A. Neves (Org.), Biografias vimaranenses (pp. 335-374). Fundação Cidade de Guimarães.
Mucchielli, L. (2001). O nascimento da sociologia na universidade francesa (1880-1914). Revista Brasileira de História, 21(41), 35-54. https://doi.org/10.1590/S0102-01882001000200003
Pedagogia e fascismo. (1935). Avante! Órgão Central do Partido Comunista Português, 2(7), 4-5.
Pimenta, A. (1934a). Carta a Salazar em 26/10/1934. In A. O. Salazar, & A. Pimenta. Salazar e Alfredo Pimenta: correspondência 1931-1950 (p. 30). Verbo.
Pimenta, A. (1934b). Carta a Salazar em novembro de 1934. A. O. Salazar, & A. Pimenta. Salazar e Alfredo Pimenta: correspondência 1931-1950 (p. 31). Verbo.
Pimenta, A. (1935a). Elementos de história de Portugal (2a ed. cuidadosamente corrigida). Empresa Nacional de Publicidade.
Pimenta, A. (1935b). Carta a Salazar em 1935. In A. O. Salazar, & A. Pimenta. Salazar e Alfredo Pimenta: correspondência 1931-1950 (p. 33). Verbo.
Pimenta, A. (1935c). Os meus “Elementos de história de Portugal” e a crítica. Edição do Autor.
Pimenta, A. (1936a). Carta a Salazar em setembro de 1936. In S A. O. Salazar, & A. Pimenta. Salazar e Alfredo Pimenta: correspondência 1931-1950 (pp. 44-46). Verbo.
Pimenta, A. (1936b). Carta a Salazar em novembro de 1936. In A. O. Salazar, & A. Pimenta. Salazar e Alfredo Pimenta: correspondência 1931-1950 (pp. 47-48). Verbo.
Pimenta, A. (1937). Carta a Salazar em 1937. In A. O. Salazar, & A. Pimenta. Salazar e Alfredo Pimenta: correspondência 1931-1950 (p. 51). Verbo.
Pinheiro, J. E. M. (2001) Conferência polémica de uma aluna do 3º ano da Escola do Magistério Primário de Lisboa (1935). In J. E. M. Pinheiro. Notas sobre personalidades e instituições de ensino e da cultura em Portugal (pp. 61-68). Escola Superior de Educação.
Pinheiro, J. E. M. (2009). Algumas notas sobre experiências e vivências de um professor da Escola do Magistério Primário de Lisboa. In J. Pintassilgo, & L. Serrazina (Orgs.), A Escola Normal de Lisboa e a formação de professores: arquivo, história, memória (pp. 139-149). Edições Colibri.
Pintassilgo, J. (2001). A República e o ensino de história: inovações e permanências. In M. C. Proença (Org.), Um século de ensino de história (pp. 53-75). Edições Colibri.
Pintassilgo, J. (Org.). (2012). Escolas de formação de professores em Portugal: história, arquivo, memória. Edições Colibri.
Pintassilgo, J. (2017). Anarquismo e Educação Nova em Portugal: o contributo de Adolfo Lima. Revista Espaço Acadêmico, 17(196), 1-13.
Pintassilgo, J. (2018). A Escola do Magistério Primário de Lisboa durante o Estado Novo: atores, currículo, pedagogia. In N. M. Ferreira, A. Estrela, B. Valente, & R. Covelo (Orgs.), O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016) (pp. 77-101). Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
Pintassilgo, J. & Mogarro, M. J. (2015). Das escolas normais às escolas do magistério primário: percurso histórico das escolas de formação de professores do ensino primário. Historia y Memoria de la Educación, (1), 203-238. http://hdl.handle.net/10451/31581
Pintassilgo, J. & Pedro, L. C. (2012). O Arquivo Histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa: análise da documentação existente. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: rituais, espaços e patrimônios escolares, Lisboa.
Pintassilgo, J. & Serrazina, L. (Orgs.). (2009). A Escola Normal de Lisboa e a formação de professores: arquivo, história, memória. Edições Colibri.
Ribeiro, C. P. (2010). Por terras de França: viagem pedagógica de um professor casapiano. Cultura, Espaço & Memória – CEM, (1), 249-261.
Richard, G. (1913). Pedagogía experimental. Daniel Jorro Editor.
Rota, A. R. (2018). A operação historiográfica em Meus elementos de história de Portugal de Alfredo Pimenta (1935). In F. F. Varela, & K. Anhezini (Orgs.), Desafios e caminhos da teoria e da história da historiografia (pp. 13-63). Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia.
Sousa, T. M. F. F. (2002). Contributos para a história do Instituto António Aurélio da Costa Ferreira [Dissertação de mestrado]. Universidade de Lisboa.
Spencer, H. (1901) Educação intelectual, moral e física. Laemmert.
Torgal, L. R. (2009). Estados Novos, Estado Novo: ensaios de história política e cultural. Universidade de Coimbra
Copyright (c) 2025 Macioniro Celeste Filho (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.