<b>O processo de equiparação ao Ginásio Nacional na Primeira República: o caso do Colégio Diocesano da Paraíba</b>

  • Wojciech Andrzej Kulesza Universidade Federal da Paraíba

Resumen

Desde a fundação do Colégio de Pedro II em 1838, sucessivos legisladores tentaram transformá-lo em modelo, não apenas para as escolas do Rio de Janeiro, mas para todo o ensino secundário brasileiro. Paulatinamente, a equiparação a essa instituição foi o mecanismo encontrado pelo governo para tornar uniforme o ensino secundário em todo o país. Com a laicização republicana, a Igreja Católica passou a considerar a possibilidade de também oficializar, através desse mecanismo, o ensino em seus colégios. Neste trabalho, é focalizado o processo de equiparação definitiva do Colégio Diocesano da Paraíba ao Ginásio Nacional em 1908, tendo por roteiro condutor a documentação oficial do processo encontrado no Arquivo Nacional.

 

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Wojciech Andrzej Kulesza, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Educação

pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor do Programa de Pós-

-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e membro

do Grupo de Pesquisa “Ciência, Educação e Sociedade”

Publicado
2011-12-23
Cómo citar
Kulesza, W. A. (2011). <b>O processo de equiparação ao Ginásio Nacional na Primeira República: o caso do Colégio Diocesano da Paraíba</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(2 [26]), 81-102. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38498
Sección
Artículo original