<b>O processo de equiparação ao Ginásio Nacional na Primeira República: o caso do Colégio Diocesano da Paraíba</b>

  • Wojciech Andrzej Kulesza Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Ensino Secundário, Laicismo, Igreja Católica, Instituições Escolares, Política Educacional

Resumo

Desde a fundação do Colégio de Pedro II em 1838, sucessivos legisladores tentaram transformá-lo em modelo, não apenas para as escolas do Rio de Janeiro, mas para todo o ensino secundário brasileiro. Paulatinamente, a equiparação a essa instituição foi o mecanismo encontrado pelo governo para tornar uniforme o ensino secundário em todo o país. Com a laicização republicana, a Igreja Católica passou a considerar a possibilidade de também oficializar, através desse mecanismo, o ensino em seus colégios. Neste trabalho, é focalizado o processo de equiparação definitiva do Colégio Diocesano da Paraíba ao Ginásio Nacional em 1908, tendo por roteiro condutor a documentação oficial do processo encontrado no Arquivo Nacional.

 

 

 

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Biografia do Autor

Wojciech Andrzej Kulesza, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Educação

pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor do Programa de Pós-

-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e membro

do Grupo de Pesquisa “Ciência, Educação e Sociedade”

Publicado
2011-12-23
Como Citar
Kulesza, W. A. (2011). <b>O processo de equiparação ao Ginásio Nacional na Primeira República: o caso do Colégio Diocesano da Paraíba</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(2 [26]), 81-102. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38498
Seção
Artigos