<b>Congregações católicas e educação: o caso da Sagrada Família de Bordeaux</b>

  • Paula Leonardi Universidade de São Paulo

Resumen

A fim de discutir a chegada ao Brasil de muitas congregações religiosas femininas que afirmavam ter como finalidade o trabalho na educação, apresento aqui o caso da congregação das irmãs da Sagrada Família de Bordeaux. Este artigo analisa as circunstâncias da vinda das irmãs para o Brasil e as formas de ação estabelecidas por elas no país a fim de compreender seu percurso desde sua chegada (1908) até a fundação de um colégio (1953), confrontando-o com outros casos já estudados pela bibliografia. As fontes aqui apresentadas oferecem a possibilidade de observar as escolhas e as táticas utilizadas pelas irmãs para se estabelecerem no Brasil e desenvolverem suas atividades.

 

 

 

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Biografía del autor/a

Paula Leonardi, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

(FEUSP). Pós-doutoranda na Feusp/Fapesp. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos

História da Educação e Religião (GEHER) e membro do Grupo de Estudos Gênero

e Políticas Públicas (GREPO).

Publicado
2011-12-23
Cómo citar
Leonardi, P. (2011). <b>Congregações católicas e educação: o caso da Sagrada Família de Bordeaux</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(2 [26]), 103-129. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38499
Sección
Artículo original