<b>O manual didático Práticas escolares: um estudo sobre mudanças e permanências nas prescrições para a prática pedagógica</b>

  • Vera Teresa Valdemarin Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Palavras-chave: Leituras para Professores, Manuais Pedagógicos, Métodos de Ensino, Saberes Pedagógicos

Resumo

Esse artigo centra-se na análise do manual didático Práticas escolares, de autoria de Antonio D’Ávila, composto de três volumes, publicados em sucessivas edições de 1940 a 1966, pela editora Saraiva, de São Paulo, para compreender o processo de incorporação das concepções pedagógicas da Escola Nova nas prescrições para a prática pedagógica composto de: organização de um discurso consensual no qual interferem políticas públicas, formação de professores, esquemas de atuação profissional consolidados, objetivos sociais postos para a escolarização em seus diferentes graus, tradução e adaptação dos princípios aos diferentes conteúdos a serem ensinados, criação de dispositivos mediadores para sua efetivação.

 

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Biografia do Autor

Vera Teresa Valdemarin, Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Professora adjunta do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
da Universidade Estadual Paulista (

Unesp).
Publicado
2012-02-07
Como Citar
Valdemarin, V. T. (2012). <b>O manual didático Práticas escolares: um estudo sobre mudanças e permanências nas prescrições para a prática pedagógica</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 8(2 [17]), 13-39. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38575