<b>Carneiro Leão e a questão da educação superior</b>

  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Resumen

Busca-se analisar a defesa de Carneiro Leão (1887-1966) quanto à necessidade de maior investimento por parte do Estado na educação superior, ao lado da ampliação de sua ação referente aos outros níveis de ensino. Destacam-se suas críticas ao modelo universitário adotado para a Universidade do Rio de Janeiro, questionando sua estrutura organizacional e sua proposta acadêmico-científica. Esta comunicação, assim, situa o papel desse educador em defesa da educação de todas as classes sociais no início do século XX. Ele atuou como professor, jornalista e político, deixando como legado livros, conferências e artigos de jornais escritos em defesa da educação popular, como: O Brasil e a educação popular (1917), Problemas de educação (1919) e Os deveres das novas gerações brasileiras (1923), tomados como fonte primária.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares”.

Publicado
2012-02-07
Cómo citar
Machado, M. C. G. (2012). <b>Carneiro Leão e a questão da educação superior</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 8(2 [17]), 103-121. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38579