<b>Carneiro Leão e a questão da educação superior</b>
Résumé
Busca-se analisar a defesa de Carneiro Leão (1887-1966) quanto à necessidade de maior investimento por parte do Estado na educação superior, ao lado da ampliação de sua ação referente aos outros níveis de ensino. Destacam-se suas críticas ao modelo universitário adotado para a Universidade do Rio de Janeiro, questionando sua estrutura organizacional e sua proposta acadêmico-científica. Esta comunicação, assim, situa o papel desse educador em defesa da educação de todas as classes sociais no início do século XX. Ele atuou como professor, jornalista e político, deixando como legado livros, conferências e artigos de jornais escritos em defesa da educação popular, como: O Brasil e a educação popular (1917), Problemas de educação (1919) e Os deveres das novas gerações brasileiras (1923), tomados como fonte primária.
Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.