<b>Carneiro Leão e a questão da educação superior</b>

  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Résumé

Busca-se analisar a defesa de Carneiro Leão (1887-1966) quanto à necessidade de maior investimento por parte do Estado na educação superior, ao lado da ampliação de sua ação referente aos outros níveis de ensino. Destacam-se suas críticas ao modelo universitário adotado para a Universidade do Rio de Janeiro, questionando sua estrutura organizacional e sua proposta acadêmico-científica. Esta comunicação, assim, situa o papel desse educador em defesa da educação de todas as classes sociais no início do século XX. Ele atuou como professor, jornalista e político, deixando como legado livros, conferências e artigos de jornais escritos em defesa da educação popular, como: O Brasil e a educação popular (1917), Problemas de educação (1919) e Os deveres das novas gerações brasileiras (1923), tomados como fonte primária.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares”.

Publiée
2012-02-07
Comment citer
Machado, M. C. G. (2012). <b>Carneiro Leão e a questão da educação superior</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 8(2 [17]), 103-121. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38579