<b>O “Manifesto dos Pioneiros” de 1932 e a cultura universitária brasileira: razão e paixões</b>

  • Marcus Vinicius da Cunha Universidade Estadual Paulista – Unesp

Resumen

Este trabalho analisa os temas ensino superior e universidade no “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” de 1932, por meio dos métodos da nova retórica sugeridos no Tratado da argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca. Para isso, apresenta as estratégias empregadas para firmar o documento “A reconstrução educacional no Brasil” como um manifesto, o que incluiu a publicação de um livro organizado por Fernando de Azevedo, no qual se discute a cultura universitária brasileira.

 

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Biografía del autor/a

Marcus Vinicius da Cunha, Universidade Estadual Paulista – Unesp

Doutor em educação (Universidade de São Paulo – USP), livre-docente em psicologia da educação (Universidade Estadual Paulista – Unesp), professor associado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Publicado
2012-02-07
Cómo citar
Cunha, M. V. da. (2012). <b>O “Manifesto dos Pioneiros” de 1932 e a cultura universitária brasileira: razão e paixões</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 8(2 [17]), 123-140. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38580