<b>Estratégias de aproximação, sociedades de idéias e educação anarquista em São Paulo na Primeira República</b>
Résumé
O artigo apresenta algumas reflexões sobre a educação anarquista em São Paulo na Primeira República, partindo do fato de que os grupos libertários elaboraram estratégias de aproximação para atrair outros atores sociais para as causas que defendiam, por meio de diversas iniciativas, tais como a difusão do ideário pela propaganda, a edição de livros e jornais e a criação de escolas. O conceito de sociedades de idéias, criado por Augustin Cochin e utilizado por François Furet e Jean-Pierre Bastian, é utilizado como um fator explicativo da presença libertária em São Paulo na Primeira República, contribuindo para ressaltar as potencialidades desse novo olhar sobre a temática anarquista, para além das estratégias do desterro.
Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.