<b>Estratégias de aproximação, sociedades de idéias e educação anarquista em São Paulo na Primeira República</b>

  • Fernando Antônio Peres

Résumé

O artigo apresenta algumas reflexões sobre a educação anarquista em São Paulo na Primeira República, partindo do fato de que os grupos libertários elaboraram estratégias de aproximação para atrair outros atores sociais para as causas que defendiam, por meio de diversas iniciativas, tais como a difusão do ideário pela propaganda, a edição de livros e jornais e a criação de escolas. O conceito de sociedades de idéias, criado por Augustin Cochin e utilizado por François Furet e Jean-Pierre Bastian, é utilizado como um fator explicativo da presença libertária em São Paulo na Primeira República, contribuindo para ressaltar as potencialidades desse novo olhar sobre a temática anarquista, para além das estratégias do desterro.

 

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Biographie de l'auteur

Fernando Antônio Peres
Mestre em educação e doutorando em educação (história da educação e historiografia)pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).
Publiée
2012-02-10
Comment citer
Peres, F. A. (2012). <b>Estratégias de aproximação, sociedades de idéias e educação anarquista em São Paulo na Primeira República</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 6(1 [11]), 135-167. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38638