<b>O Ato Adicional de 1834 na história da educação brasileira</b>

  • André Paulo Castanha Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Resumen

Pretendo com este trabalho suscitar o debate com a historiografia educacional brasileira referente ao papel do Ato Adicional de 1834, na definição das políticas de instrução elementar no Império. Para a maioria dos historiadores a descentralização fragmentou os parcos projetos e recursos existentes, contribuindo para a proliferação de leis contraditórias e, na prática, pôs por terra a instrução elementar no Brasil imperial. A pesquisa que venho desenvolvendo tem demonstrado a necessidade de rever várias afirmações da historiografia. Para tanto, tomo como parâmetro de análise obras clássicas e atuais produzidas por um número significativo de historiadores da educação e as posições defendidas por conceituados intelectuais do século XIX.

 

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Biografía del autor/a

André Paulo Castanha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Doutorando em fundamentos da educação pela Universidade Federal de São Carlos(UFSCAR), com pesquisa sobre a educação elementar no Brasil do século XIX. Atualmenteé professor no Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oestedo Paraná (UNIOESTE) – campus de Cascavel; e membro do grupo de pesquisaHISTEDOPR.
Publicado
2012-02-10
Cómo citar
Castanha, A. P. (2012). <b>O Ato Adicional de 1834 na história da educação brasileira</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 6(1 [11]), 169-195. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38639
Sección
Artículo original