<b>O Ato Adicional de 1834 na história da educação brasileira</b>

  • André Paulo Castanha Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Résumé

Pretendo com este trabalho suscitar o debate com a historiografia educacional brasileira referente ao papel do Ato Adicional de 1834, na definição das políticas de instrução elementar no Império. Para a maioria dos historiadores a descentralização fragmentou os parcos projetos e recursos existentes, contribuindo para a proliferação de leis contraditórias e, na prática, pôs por terra a instrução elementar no Brasil imperial. A pesquisa que venho desenvolvendo tem demonstrado a necessidade de rever várias afirmações da historiografia. Para tanto, tomo como parâmetro de análise obras clássicas e atuais produzidas por um número significativo de historiadores da educação e as posições defendidas por conceituados intelectuais do século XIX.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

André Paulo Castanha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Doutorando em fundamentos da educação pela Universidade Federal de São Carlos(UFSCAR), com pesquisa sobre a educação elementar no Brasil do século XIX. Atualmenteé professor no Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oestedo Paraná (UNIOESTE) – campus de Cascavel; e membro do grupo de pesquisaHISTEDOPR.
Publiée
2012-02-10
Comment citer
Castanha, A. P. (2012). <b>O Ato Adicional de 1834 na história da educação brasileira</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 6(1 [11]), 169-195. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38639