<b>O plano de estudos das escolas públicas elementares na Província do Paraná: ler e escrever, para Deus e o Estado</b>

  • Ariclê Vechia

Resumen

O texto analisa os planos de estudo das escolas públicas elementares no período do Paraná Provincial, tomando como fonte principal os relatórios dos presidentes da província e os relatórios dos inspetores gerais da Instrução Pública. Emancipada de São Paulo, a Província do Paraná precisava firmar-se política e administrativamente. Para tal, o presidente da província elegeu a educação e a uniformização do ensino como metas prioritárias de seu governo. Estes objetivos deveriam ser atingidos pela adoção de um plano de estudos único, direcionado para a formação do indivíduo, implicando o cultivo dos valores do Estado, visando uma educação nacional, e dos princípios da moral cristã, ou seja, da doutrina da religião católica.

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ariclê Vechia
Doutor em história social pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Tuiuti do Paraná. Projetos de Pesquisa: 1- O currículo da escola secundária brasileira: 1838-1900, 2- A educação dos imigrantes em Curitiba: 1853-1889.
Publicado
2012-02-14
Cómo citar
Vechia, A. (2012). <b>O plano de estudos das escolas públicas elementares na Província do Paraná: ler e escrever, para Deus e o Estado</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 4(1 [7]), 135-160. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38673
Sección
Artículo original