<b>O plano de estudos das escolas públicas elementares na Província do Paraná: ler e escrever, para Deus e o Estado</b>

  • Ariclê Vechia

Résumé

O texto analisa os planos de estudo das escolas públicas elementares no período do Paraná Provincial, tomando como fonte principal os relatórios dos presidentes da província e os relatórios dos inspetores gerais da Instrução Pública. Emancipada de São Paulo, a Província do Paraná precisava firmar-se política e administrativamente. Para tal, o presidente da província elegeu a educação e a uniformização do ensino como metas prioritárias de seu governo. Estes objetivos deveriam ser atingidos pela adoção de um plano de estudos único, direcionado para a formação do indivíduo, implicando o cultivo dos valores do Estado, visando uma educação nacional, e dos princípios da moral cristã, ou seja, da doutrina da religião católica.

 

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Ariclê Vechia
Doutor em história social pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Tuiuti do Paraná. Projetos de Pesquisa: 1- O currículo da escola secundária brasileira: 1838-1900, 2- A educação dos imigrantes em Curitiba: 1853-1889.
Publiée
2012-02-14
Comment citer
Vechia, A. (2012). <b>O plano de estudos das escolas públicas elementares na Província do Paraná: ler e escrever, para Deus e o Estado</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 4(1 [7]), 135-160. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38673