<b>Reconstituindo o professor e a formação de professores: imaginários nacionais e diferença nas práticas da escolarização</b>

  • Thomas S. Popkewitz Universidade de Wisconsin-Madison, EUA.

Resumen

O artigo pretende extrair um inventário das práticas de reforma para diagnosticar seus sistemas de razão, que geram princípios sobre a criança e o professor cosmopolita. Sustenta que o cosmopolitismo produz ansiedades e deslocamentos particulares cujos princípios qualificam e desqualificam os indivíduos para a participação e a ação. Para tanto, efetua uma apresentação sintética sobre o conhecimento da escolarização que delineia o professor e as reformas da formação docente nos EUA, com o propósito de diagnóstico,  historicizando o saber escolar como prática cultural que encerra e confina as possibilidades de ação e de participação. Tal diagnóstico, entretanto, permite mostrar, ainda, que a contingência deste arranjo torna possível o juízo de inscrições e arranjos presentes, abrindo, assim, espaço para outras alternativas.

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2012-02-16
Cómo citar
Popkewitz, T. S. (2012). <b>Reconstituindo o professor e a formação de professores: imaginários nacionais e diferença nas práticas da escolarização</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 1(2 [2]), 47-65. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38742
Sección
Artículo original