<b>Reconstituindo o professor e a formação de professores: imaginários nacionais e diferença nas práticas da escolarização</b>
Résumé
O artigo pretende extrair um inventário das práticas de reforma para diagnosticar seus sistemas de razão, que geram princípios sobre a criança e o professor cosmopolita. Sustenta que o cosmopolitismo produz ansiedades e deslocamentos particulares cujos princípios qualificam e desqualificam os indivíduos para a participação e a ação. Para tanto, efetua uma apresentação sintética sobre o conhecimento da escolarização que delineia o professor e as reformas da formação docente nos EUA, com o propósito de diagnóstico, historicizando o saber escolar como prática cultural que encerra e confina as possibilidades de ação e de participação. Tal diagnóstico, entretanto, permite mostrar, ainda, que a contingência deste arranjo torna possível o juízo de inscrições e arranjos presentes, abrindo, assim, espaço para outras alternativas.
Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.