<b>Tempos da Escola no Espaço Portugal-Brasil-Moçambique dez digressões sobre um programa de investigação</b>

  • António Nóvoa Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Palavras-chave: História da Educação Comparada, Escola Obrigatória, Atores Educacionais, Discursos Pedagógicos

Resumo

Com o objetivo de desenhar os contornos de investigação em desenvolvimento acerca da construção histórica da escola obrigatória em Portugal, Brasil e Moçambique, o artigo desdobra-se em dez digressões. As três primeiras privilegiam os sentidos da pesquisa, afirmando a importância de uma história comparada da educação. As três digressões seguintes sugerem processos de reconstrução teórica que permitam gerar instrumentos de interpretação desse “espaço de relação”, explorando contributos recentes da história da educação e da educação comparada: prováveis suportes à investigação. As quatro últimas indicam temáticas de referência, “pontos de entrada” da pesquisa, que possibilitam operar a comparação histórica.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Nóvoa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Professor catedrático e presidente do Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Tendo recebido o grau de Doutor pela Universidade de Genebra (1986) e de Agregado pela Universidade de Lisboa (1994).
Publicado
2012-02-16
Como Citar
Nóvoa, A. (2012). <b>Tempos da Escola no Espaço Portugal-Brasil-Moçambique dez digressões sobre um programa de investigação</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 1(1 [1]), 161-186. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38755
Seção
Artigos