<b>A escola como lugar da não alegria em escritos literários</b>

  • Jeová Silva Santana Universidade Estadual de Alagoas

Resumen

O texto pretende abordar os conflitos inerentes às práticas escolares, mais particularmente os que se originam nas relações discentes e docentes. Para tanto, foram usados textos literários de autores brasileiros nos quais se percebem marcas dessa relação. A presente análise é um recorte de tese (PUC-SP, 2011) sobre o modelo internato na educação brasileira tendo-se a literatura como fonte investigativa. Apresenta, nos exemplos textuais recolhidos, como principal norteamento teórico a crítica de Adorno sobre os empecilhos nas práticas do magistério, contraposta ao pensamento de G. Snyders, segundo o qual a escola pode ser o espaço para intervenções positivas no sentido da afetividade. 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Jeová Silva Santana, Universidade Estadual de Alagoas

Professor da Universidade Estadual de Alagoas, da rede estadual de ensino em Aracaju e doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Publicado
2012-02-23
Cómo citar
Santana, J. S. (2012). <b>A escola como lugar da não alegria em escritos literários</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(3 [27]), 131-151. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38766
Sección
Artículo original