<b>A escola como lugar da não alegria em escritos literários</b>

  • Jeová Silva Santana Universidade Estadual de Alagoas
Palavras-chave: Práticas Escolares, Literatura Brasileira, Educação Brasileira, Teoria Crítica

Resumo

O texto pretende abordar os conflitos inerentes às práticas escolares, mais particularmente os que se originam nas relações discentes e docentes. Para tanto, foram usados textos literários de autores brasileiros nos quais se percebem marcas dessa relação. A presente análise é um recorte de tese (PUC-SP, 2011) sobre o modelo internato na educação brasileira tendo-se a literatura como fonte investigativa. Apresenta, nos exemplos textuais recolhidos, como principal norteamento teórico a crítica de Adorno sobre os empecilhos nas práticas do magistério, contraposta ao pensamento de G. Snyders, segundo o qual a escola pode ser o espaço para intervenções positivas no sentido da afetividade. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeová Silva Santana, Universidade Estadual de Alagoas

Professor da Universidade Estadual de Alagoas, da rede estadual de ensino em Aracaju e doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Publicado
2012-02-23
Como Citar
Santana, J. S. (2012). <b>A escola como lugar da não alegria em escritos literários</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(3 [27]), 131-151. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38766