<b>O ensino de sociologia e a organização do trabalho didático no Colégio Pedro II (1925-1945)</b>

  • Silvia Helena Andrade Brito Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Organização do Trabalho Didático, Colégio Pedro II, Ensino de Sociologia, Manuais Didáticos, Delgado de Carvalho

Resumo

Este artigo tem como objeto o ensino de sociologia no Colégio Pedro II, entre 1925 e 1945. Seu objetivo é explicitar como seentrelaçam uma dada organização do trabalho didático e o ensinode sociologia, considerando a relação educativa e os instrumentosde trabalho utilizados para o ensino dessa disciplina. Suas fontesprimárias são as atas da Congregação; programas de ensino etextos escolares de sociologia. Concluindo, as análises realizadaspermitiram mostrar a relação educativa estabelecida no ensino dessadisciplina no Pedro II, mediada ainda pela presença de compêndios.Isto revelou o papel de autores como Delgado de Carvalho, quetiveram influência na difusão do conhecimento sociológico, ou seja,na mediação entre um dado corpus teórico e os professores e alunosdo ensino secundário.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Helena Andrade Brito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Centro de Ciências Humanas e Sociais Programa de Pós-Graduação em Educação; Curso de Ciências Sociais; Doutorado em Filosofia e História da Educação

Publicado
2013-02-20
Como Citar
Brito, S. H. A. (2013). <b>O ensino de sociologia e a organização do trabalho didático no Colégio Pedro II (1925-1945)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(3[30]), 95-124. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38814