<b>Thales de Andrade, autor de literatura infantil: trajetória e constituição do campo</b>

  • Maria Lucia Spedo Hilsdorf Universidade de São Paulo
  • Fernando Luiz Alexandre Universidade de São Paulo

Resumen

Neste artigo, interpretamos Thales Castanho de Andrade na perspectiva da constituição do campo da literatura infantil, no final dos anos dez e no decorrer dos anos vinte, do século passado, e do confronto com Monteiro Lobato, seu inevitável interlocutor. Tomamos, como pretexto da narrativa e elo entre suas partes, a concepção de literatura proposta por Thales de Andrade em curso sobre o tema, realizado no início dos anos sessenta. O resultado foi que, ao explorarmos os elementos de correlação, construímos a especificidade de suas trajetórias.

 

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Biografía del autor/a

Maria Lucia Spedo Hilsdorf, Universidade de São Paulo
Professora-doutora da Faculdade de Educação-USP. Participa do Grupo de Estudos sobre História da Educação e Religião (GEHER).
Fernando Luiz Alexandre, Universidade de São Paulo
Mestre pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação-USP, na linha de pesquisa História da Educação e Historiografia
Publicado
2013-05-19
Cómo citar
Spedo Hilsdorf, M. L., & Alexandre, F. L. (2013). <b>Thales de Andrade, autor de literatura infantil: trajetória e constituição do campo</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(1[31]), 129-158. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38827
Sección
Artículo original