<b>Thales de Andrade, autor de literatura infantil: trajetória e constituição do campo</b>

  • Maria Lucia Spedo Hilsdorf Universidade de São Paulo
  • Fernando Luiz Alexandre Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Literatura Infantil, Trajetória, Thales Castanho de Andrade, Monteiro Lobato, História da Educação

Resumo

Neste artigo, interpretamos Thales Castanho de Andrade na perspectiva da constituição do campo da literatura infantil, no final dos anos dez e no decorrer dos anos vinte, do século passado, e do confronto com Monteiro Lobato, seu inevitável interlocutor. Tomamos, como pretexto da narrativa e elo entre suas partes, a concepção de literatura proposta por Thales de Andrade em curso sobre o tema, realizado no início dos anos sessenta. O resultado foi que, ao explorarmos os elementos de correlação, construímos a especificidade de suas trajetórias.

 

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Biografia do Autor

Maria Lucia Spedo Hilsdorf, Universidade de São Paulo
Professora-doutora da Faculdade de Educação-USP. Participa do Grupo de Estudos sobre História da Educação e Religião (GEHER).
Fernando Luiz Alexandre, Universidade de São Paulo
Mestre pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação-USP, na linha de pesquisa História da Educação e Historiografia
Publicado
2013-05-19
Como Citar
Spedo Hilsdorf, M. L., & Alexandre, F. L. (2013). <b>Thales de Andrade, autor de literatura infantil: trajetória e constituição do campo</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(1[31]), 129-158. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38827